Archive for Janeiro, 2018

Livro de férias

LD | 18 de Janeiro de 2018 in Comunicação | Comments (0)

Papo Direto – Biblioteca de Comunicação
Livro de férias: Os segredos do guarda-roupa europeu – Anuschka Rees
Esse livro foi indicado pelas amigas Juliana e Mariana da Persona Imagem, concordamos que nossas áreas são complementares. Enquanto elas trabalham com o estilo pessoal na imagem, nós trabalhamos com o estilo de comunicação.
Foi inevitável ao ler o livro não fazer analogias com a descoberta do estilo de comunicação de cada um. Eu prefiro o título do livro em inglês, no qual fica claro que o objetivo do livro é: um sistema simples para descobrir seu estilo pessoal.
Acredito que é pela comunicação que deixamos nossa marca e também que tudo comunica – voz, roupa, aparência, conteúdo de sua fala, gestos, enfim, seu estilo.
Descobrir seu estilo e revela-lo nem sempre é fácil e precisamos de segurança e confiança para fazê-lo.
Para roupas temos regras gerais de tipos de corpo e cores que combinam mais com cada um, na comunicação temos as dicas de oratória, aspectos técnicos da fala e da expressão corporal. Mas assim como a autora do livro, vamos além disso no nosso trabalho.
O que fazemos com nossos clientes é encontrar o estilo de comunicação de cada um, o melhor comunicador que cada um pode ser, em sintonia com sua essência, valores e princípios (como muitos clientes gostam de reforçar, não querem parecer falsos).
No livro o que ela sugere é primeiro você avaliar o que já tem (o básico), nós fazemos isso pelo autoconhecimento, utilizando algumas ferramentas para auxiliar nesse processo, depois é a vez de descobrir seu estilo, temos que trabalhar com os exemplos que o cliente traz e analisar junto com eles o que está bom e o que quer mudar na sua comunicação. O terceiro passo é montar o guarda-roupa que nós vamos usar,para nós são as ferramentas, exercícios para ir montando o seu acervo, para as roupas temos a parte das compras que eu diria que na comunicação é o momento da prática, usar as novas ferramentas e avaliar os resultados. A comunicação é efetiva? Deixa a marca que você quer deixar? Se sim, perfeito, se não vamos ajustando até chegar na sua melhor comunicação, afinal se comunicar é se relacionar é estar com o outro é mostrar para o mundo a sua melhor parte…ou não!!!


Vestibular 100% de aprovação

LD | 10 de Janeiro de 2018 in Comunicação | Comments (0)

Tags: , , , ,

Os vestibulares estão mudando, a educação está mudando… lentamente, concordo! Não é na mesma velocidade dos carros ou dos telefones, mas talvez porque sua complexidade seja maior. Envolve o desenvolvimento do ser humano.
Assim como a educação, a comunicação está em processo de mudança constante.
As mídias sociais, os meios de comunicação, as relações entre as pessoas, a forma de interagir faz com que a comunicação sofra modificações constantemente.
A novidade é… que da mesma forma que aprendemos conteúdo técnico podemos e devemos desenvolver habilidades de relacionamento, comportamento e comunicação, as chamadas soft skills.
Susan Pinker, psicóloga do desenvolvimento humano, aponta a importância das interações sociais e das relações próximas para a felicidade e saúde do ser humano, interferindo na sua longevidade.
Tenho visto empresas que contrataram as pessoas pelo seu conhecimento técnico, mas depois percebem a necessidade de habilidades de relacionamento e comunicação.
Portanto, quanto mais cedo percebemos que faz parte do ser humano e do seu desenvolvimento tanto aspectos técnicos como de relacionamento, melhor!
Os vestibulares começam, por meio de entrevistas e dinâmicas, a avaliar esses aspectos do relacionamento.
Temos tido a oportunidade de trabalhar com alguns desses vestibulandos é gratificante ver como eles podem em poucas sessões iniciar uma atenção para os aspetos de comportamento, relacionamento e comunicação. Podemos desenvolver por meio de treinamento essas habilidades e continuar ao longo da vida aprimorando, assim como fazemos com o conteúdo técnico. E nosso resultado tem sido 100% de aprovação!!!
http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,novos-formatos-de-vestibular-em-faculdades-privadas-desafiam-alunos,70002096621

WS1 SÃO PAULO – 22/11/ 2017 – VESTIBULAR – CIDADES – Faculdades particulares de ponta de São Paulo adicionam novas provas em seus processos seletivos para avaliar habilidades socioemocionais dos candidatos. É o caso da Faculdade de Direito da FGV que faz dinâmica de grupo para avaliar a capacidade de argumentação e pensamento crítico dos jovens. Na foto Gustavo Veneziani (c), quer uma vaga em direito na FGV, Ana Clara Choi e Bernanrdo Lisboa. FOTO:WERTHER SANTANA/ESTADÃO