Archive for the ‘Fluência’ Category

Gagueira tem cura?

LD | 14 de setembro de 2017 in Comunicação,Fluência,Geral,Linguagem | Comments (0)


A gagueira é uma alteração da fluência da fala. A fala/linguagem é objeto de estudo da Fonoaudiologia e, portanto, o fonoaudiólogo, especialista em linguagem e/ou fluência, é o profissional habilitado para atender as pessoas que gaguejam.
Durante o XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia pude participar de uma atualização sobre o tema com a brilhante fonoaudióloga Anelise Bohnen.
As causas da gagueira são múltiplas, ainda prevalece a causa genética (70%), mas pode ocorrer por infecções das vias aéreas superiores por estreptococos e até por produtos químicos inalados. Temos pelo menos sete fatores a serem investigados.
O diagnóstico diferencial e correto é fundamental para o tratamento.
Quanto mais cedo a pessoa inicia o processo terapêutico fonoaudiológico melhor, portanto, a qualquer dúvida dos pais o fonoaudiólogo deve ser consultado.
Há várias pesquisas em andamento sobre equipamentos eletrônicos e até remédio para a cura da gagueira, mas atualmente o melhor resultado é alcançado com a terapia fonoaudiológica.
Sites para mais informações:
http://www.gagueira.org.br/
http://www.abragagueira.org.br/


Grandes Discursos

LD | 21 de janeiro de 2013 in Comunicação,Fluência,Linguagem,Voz | Comments (0)

Tags:

Comecei a ler um livro que se chama “Líderes e discursos que revolucionaram o mundo”. Foi indicação, mas já na introdução, em sua primeira linha, li: “Um grande discurso não captura simplesmente a verdade de sua era: ele também capta a grande mentira.” Interessante, não é mesmo? #comunicacaoeficaz #poderdacomunicacao #PapoDireto

 

725134_48256218

 

 


“O Discurso do Rei”

LD | 9 de fevereiro de 2011 in Fluência | Comments (0)

Baseado em uma história real

Sinopse: Após a morte de seu pai, o Rei George V (Michael Gambon), e a renúncia escandalosa de seu irmão, o Rei Edward VIII (Guy Pearce), Bertie (Colin Firth), que sofre de uma gagueira debilitante desde a infância, é subitamente coroado rei da Inglaterra, tornando-se o Rei George VI. Com seu país na iminência de uma guerra e precisando muito de um líder, sua esposa, Elizabeth (Helena Carter), a futura Rainha-Mãe, faz com que seu marido encontre o excêntrico fonoaudiólogo Lionel Logue (Geoffrey Rush). O Rei e o fonoaudiólogo dão início a um tratamento pouco convencional e formam um forte vínculo. Com o suporte de seu fonoaudiólogo, de sua família, de seu governo e de Winston Churchill (Timothy Spall), o Rei George VI supera sua gagueira e faz um discurso radiofônico que inspira e une seu povo na guerra.

Site oficial: Saiba mais‘) www.kingsspeech.com