Archive for junho, 2010

Vuvuzelas também prejudicam a garganta!

LD | 28 de junho de 2010 in Sem categoria | Comments (0)

Mulher machuca garganta após soprar vuvuzela com força

Yvonne Mayer precisou de três dias para se recuperar de uma lesão no garganta causada por soprar uma vuvuzela com muita força Foto: Gallo Images/Getty ImagesYvonne Mayer disputou uma competição de “sopradores” de vuvuzelas e machucou a garganta.

Uma mulher da Cidade do Cabo precisou de três dias para se recuperar de uma lesão no garganta causada por soprar uma vuvuzela com força. Na sexta-feira passada, dia do jogo de abertura da Copa do Mundo, Yvonne Mayer disputou uma competição de “sopradores” de vuvuzelas.

Após o concurso, ela e seu marido, Ronald, percorreram as ruas da Cidade do Cabo antes da primeira partida do Mundial, entre África do Sul e México, tocando suas vuvuzelas.

Já na rua, Yvonne começou a sentir uma forte dor de garganta. Quando começou o jogo, que terminou empatado por 1 a 1, “a garganta começou a arder, me sentia doente”, explicou.

No dia seguinte, o médico que a tratou chegou a fazer piada com o ocorrido – disse que Yvonne era sua primeira paciente machucada por tocar uma vuvuzela -, mas apontou que ela não tinha nenhuma infecção na parte lesionada da garganta.

Segundo a agência sul-africana Sapa, Yvonne disse esperar não ter ficado com “um dano permanente, que não parece ser o caso”.

Saiba mais‘)” href=”javascript:void(0);”>http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4504611-EI14416,00-Mulher+machuca+garganta+apos+soprar+vuvuzela+com+forca.html


Vuvuzelas prejudicam a audição

LD | 25 de junho de 2010 in Sem categoria | Comments (0)

 A vuvuzela, uma espécie de corneta típica que a torcida sul-africana vai usar durante os jogos na próxima Copa do Mundo, é a campeã na produção de barulho e pode causar perda permanente na audição, alertou, nesta segunda-feira, 7, uma fundação especializada no estudo de surdez.
 

Reuters
Reuters

Veja também:
QUIZ DA COPA – blog 
Teste seus conhecimentos
GAME – especialDesafio das seleções
SIMULADOR – tabela Dê os palpites para a Copa
BLOG BRASIL NA COPA – forum Os bastidores da seleção

A FIFA, no entanto, autorizou a utilização do instrumento de plástico durante o torneio, que começa na próxima sexta, após um teste em estádio para 95 mil pessoas em Johanesburgo em que se avaliou a possibilidade das cornetas interferirem nos anúncios de emergência. Ainda que seja usada normalmente em partidas do campeonato local, a vuvuzela também está sendo tocada em partidas amistosas e nos treinamentos antes da Copa, mesmo no caso de seleções que não têm relação com a África do Sul.

A fundação Hear the World – organização formada pela empresa especializada em produtos de surdez suíça Phonak para criar conscientização sobre a perda de audição – disse que testes mostraram que a corneta produz muito barulho, ultrapassando inclusive o som produzido por um motosserra.

Os testes, realizados no último mês em um estúdio à prova de som, apontaram que a vuvuzela produz 127 decibéis, mais do que uma buzina de ar comprimido – 123.5 decibéis – ou os tambores brasileiros. O apito do árbitro ficou em quarto colocado no quesito produção de barulho, enquanto a caneca cowbell, típica em partidas na Suíça e na Áustria, ficou em último com 114,9 decibéis.

“Quando um som aumenta em 10 decibéis, os nossos ouvidos o percebem como sendo duas vezes maior. Então, é possível dizer que a percepção do barulho da vuvuzela é o dobro da caneca cowbell”, disse o audiologista Robert Beiny em comunicado oficial.

De acordo com a Hear the World, a exposição continuada a 85 decibéis pode gerar perda de audição permanente. Por isso, a organização pede que os torcedores utilizem protetores auriculares para evitar riscos.

A vuvuzela soa cada vez mais forte na África do Sul na medida em que a Copa se aproxima. O instrumento toca em locais como aeroportos e shoppings, mas nos estádios, quando dezenas de milhares de pessoas vão tocar a corneta simultaneamente, a sensação será algo próximo a um congestionamento com vários carros buzinando ao mesmo tempo.

Alguns jogadores reclamaram durante a Copa das Confederações no ano passado, e o técnico da Tailândia, Bryan Robson, disse que não conseguiu se comunicar com seus jogadores durante amistoso contra a África do Sul.

O presidente da FIFA, Sepp Blatter, defendeu a corneta dizendo que ela é parte do costume local, assim como tambores ou cantos de torcidas são em outros países.

O técnico da África do Sul, Carlos Alberto Parreira, quer muito mais barulho para inspirar os “bafana bafana”, como a seleção sul-africana é conhecida, para conseguir uma vaga no difícil grupo A em partidas contra o México, Uruguai e França.

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,vuvuzela-e-campea-em-barulho-e-pode-causar-surdez-diz-fundacao,562804,0.htm


Planos de saúde tem maior cobertura a partir de junho 2010

LD | 15 de junho de 2010 in Sem categoria | Comments (0)

Mudanças devem beneficiar cerca de 44 milhões de brasileiros.
Planos serão obrigados a cobrir 70 novos procedimentos.

Entram em vigor nesta segunda-feira (7) as novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar que ampliam o número de exames e procedimentos que os planos de saúde são obrigados a cobrir.

As mudanças devem beneficiar cerca de 44 milhões de brasileiros que contrataram planos de saúde a partir de primeiro de janeiro de 1999.

Entre os 70 novos procedimentos que os planos serão obrigados a cobrir, 16 são da área odontológica, como a colocação de coroas e blocos. Outros 54 são avanços da medicina, como as cirurgias menos traumáticas feitas com auxílio do vídeo, o transplante de medula e exames genéticos e de imagem. O pet scan, que ajuda a visualizar tumores e outras doenças, é um deles. O exame custa cerca de R$ 3,5 mil, valor que muitos planos não cobrem.

http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/06/cobertura-maior-dos-planos-de-saude-entra-em-vigor-nesta-segunda.html