Archive for junho, 2012

Comunicação é diferencial no mercado!

LD | 27 de junho de 2012 in Comunicação | Comments (0)

Cada vez mais temos visto que a Comunicação faz diferença nos relacionamentos, sejam eles profisionais ou sociais. Há algum tempo temos acompanhado executivos para aprimorar sua comunicação, ou ainda, por meio do coaching para desenvolver alguma competência específica que sem dúvida reflete na sua forma de conviver, relacionar, trabalhar e se comunicar com as pessoas.
Recentemente temos recebido uma nova demanda. Empresas precisam preparar suas equipes para o relacionamento com seus clientes. As pessoas dessas equipes em geral vem das classes C e D, tiveram uma educação na maioria das vezes deficitária e não tiveram nenhum preparo para a entrada no mercado de trabalho. Esse trabalho tem sido interessantíssimo porque é o desenvolvimento da Comunicação. Vi esse artigo esta semana e para mim não foi surpresa ver que a Comunicação é a dica número 1 para quem quer se diferenciar no mercado. Que bom essa afirmação vem ao encontro da nossa atuação! Como diria Chacrinha “Quem não se comunica se trumbica!!!!” http://www.hsm.com.br/blog/2012/06/10-dicas-preciosas-para-quem-quer-fazer-diferenca-no-mercado-de-trabalho/


Comunicação como estratégia de relacionamento

LD | 21 de junho de 2012 in Comunicação | Comments (0)

Nos relacionamos pela comunicação!

O estudo da voz e da fala no ambiente de trabalho existe desde a Grécia Antiga, mais especificamente com profissionais da voz como o cantor, o ator de teatro e os oradores. Isso começou há muito tempo, mas hoje, com o mercado competitivo e o Brasil em franco crescimento econômico, a comunicação passou a ser fundamental!

Atualmente, no cotidiano empresarial, todos os profissionais têm percebido que há a necessidade de desenvolver e aprimorar as habilidades comunicativas para poder se destacar dos concorrentes, não só aqueles cuja fala é um dos pilares de desenvolvimento de seu trabalho.

Facilitadores de Comunicação: olhar, sorriso, atenção ao interlocutor e fala clara.

Falar bem é fundamental, mas nossa comunicação com qualquer pessoa envolve outros aspectos que não são tão claros, entre eles destacamos o conteúdo de sua fala. Quando conhecemos e sabemos sobre determinado assunto nos tornamos mais interessantes e capazes de fazer com que o cliente se sinta seguro com a informação que recebe.

Quando temos total conhecimento daquilo que dizemos, escolhemos as melhores palavras para sermos compreendidos, usamos uma voz mais firme e gestos mais combinados com a mensagem que desejamos transmitir.

Isso acontece porque ao termos conhecimento, reunimos a base para emitir nossa mensagem de forma mais equilibrada. A pessoa que está nos ouvindo entende com mais clareza e o resultado é o estabelecimento de uma relação de confiança.