Archive for agosto, 2013

Celebração!!!

LD | 30 de agosto de 2013 in Comunicação | Comments (0)

Estamos comemorando 25 anos de sociedade. Temos que celebrar esse momento.
É um caminho de construção profissional que nos deixa muito orgulhosas. É um processo contínuo de aprendizagem e amadurecimento.
Aprendemos muito com os nossos clientes, todos muito queridos. Estamos em uma fase de muito trabalho e estudo e a consequência é que estamos muito felizes e realizadas e compartilhamos essa alegria com todos vocês.
Muito obrigada a todos que fizeram ou fazem parte da Linguagem Direta!
Abraços da Juliana e Sandra
image


O poder da comunicação

LD | 27 de agosto de 2013 in Comunicação | Comments (0)

Tags: , , , , ,

Existe um dilema dos comunicadores diante do desafio de tornar públicas questões sensíveis e polêmicas envolvendo suas organizações.
No mundo corporativo a comunicação transparente é necessária, mas deve ser planejada. Essa sim ajuda a estabelecer uma relação de confiança entre a organização e seus públicos estratégicos. O ponto de equilíbrio está no uso da linguagem.
George Orwell escreveu: “ O grande inimigo da clareza de linguagem é a falta de sinceridade. Quando existe um hiato entre as verdadeiras intenções da pessoa e o que ela afirma desejar, ela como que por instinto se refugia em palavras longas e em lugares comuns, como uma lula esguichando tinta”.
Para a integridade de a organização ser preservada precisamos estar sensíveis ao outro, ou melhor, é fundamental ter uma percepção do outro, para entender seu estilo de comunicação e trabalhar o desenvolvimento de sua própria comunicação.
“Adotar uma atitude mais sincera e expressá-la com um discurso claro, que respeita a inteligência do interlocutor e considere devidamente aspectos legais, contratuais e de governança, não colide em absoluto com os interesses de uma organização. Ao contrário, valoriza-a e contribui para aproximá-la de seus públicos, além de aumentar as reservas de credibilidade tão necessárias nos momentos de crise.” (Brandão & Bittencourt)
ORWELL, George. Politcs and the English Language. Horizon, abril, 1946.
BRANDÃO, Luiz F. & BITTENCOURT, Paulo H. . Que história é essa? In Revista Marketing Industrial. Ano 17, 60.
poder_da_comunicacaoão,


Mente tranquila

LD | 26 de agosto de 2013 in Comunicação | Comments (0)

“ Uma imagem me veio à cabeça: a vida mental é normalmente conduzida ao ritmo de uma caminhada confortável às vezes interrompida por episódios de corrida leve e em raras ocasiões um tiro frenético” – Livro: Rápido e devagar – duas formas de pensar , Daniel Kahneman1221575328147_133


Gentileza gera gentileza

LD | 23 de agosto de 2013 in Comunicação | Comments (0)

Tags: , , , , , , ,

Acreditamos na gentileza, ela pode ser demonstrada nas palavras gentis, além da atitude, postura, olhar e sorriso. O autor desse artigo escreve sobre pilares da gentileza: “Chamo de “pilares” os valores como a solidariedade, tolerância, respeito, amizade, confiança, saber ouvir e paciência – cada vez mais ausentes no dia a dia corporativo”.
Temos que afirmar que apesar de ainda existirem as pessoas não gentis, temos encontrado pessoas realmente gentis e que fazem nossa semana e nosso trabalho ficar mais leve e feliz. Obrigada a todos aqueles que foram gentis conosco nessa semana!!!!
http://www.jornaldoempreendedor.com.br/gestao/estrategias-de-sucesso/o-profissional-do-futuro-e-o-profissional-gentil


Conversando com os dedos

LD | 22 de agosto de 2013 in Comunicação | Comments (0)

Tags: , , ,

Muito feliz o título dessa matéria. Em muitos treinamentos somos questionadas pelo uso do português nas mensagens de texto e na internet em geral. O internetês está aí, não aceitá-lo não vai ajudar a língua portuguesa, são códigos diferentes. A linguagem oral é diferente da escrita que é diferente da escrita na internet, mídias sociais e mensagens em geral. Vejam que interessante já temos até o glossário do Internetês. Será que adianta manter a escrita do português formal? Na realidade o que estamos falando é que é uma linguagem escrita falada!!! Mais um desafio para nós especialistas em Comunicação e Linguagem.
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI334241-18538,00-CONVERSANDO+COM+OS+DEDOS.html


Expressão Pessoal

LD | 20 de agosto de 2013 in Comunicação | Comments (0)

Tags: , , , , , , , ,

Agora já existem programas para auxiliar as pessoas a melhorarem sua expressão pessoal. Achamos bárbaro esse novo programa do MIT, reconhecemos em nossos clientes, sejam pessoas físicas ou as empresas que nos contratam, a necessidade de pessoas fluentes na comunicação. No momento da seleção, a entrada no mercado de trabalho ou em uma recolocação a Comunicação pode ser a chave fundamental !!!
http://catracalivre.com.br/geral/inovacao/indicacao/programa-ajuda-a-desenvolver-expressao-pessoal/


Poder do conhecimento

LD | 19 de agosto de 2013 in Comunicação | Comments (0)

Quando estivemos fazendo um congresso na Philadelphia em junho/2013 optamos por conhecer a Universidade da Pennsylvania. Lá é a sede da Wharton Business School e nos deparamos com um grande painel onde se lia:
The knowledge is the muscle of business!!

know


Refletindo sobre o mundo

LD | 16 de agosto de 2013 in Comunicação | Comments (0)

Geralmente, às sextas feiras, postamos fotos e frases mais leves, visando a leveza do final de semana que muitos aproveitam para realizar atividades de lazer.
Hoje, vamos mudar um pouco e propor uma reflexão acerca da honra. Durante a semana tivemos a oportunidade de assistir a uma palestra no Fronteiras do Pensamento realizada pelo Professor Kwame Anthony Appiah. Suas reflexões nos fazem refletir sobre o mundo em que vivemos atualmente. Se estiver interessado (a) segue breve resumo elaborado pelo Fleury- Medicina e Saúde, um dos patrocinadores do Fronteiras do Pensamento.

http://www.fronteirasdopensamento.com.br/adm/sys/dl.aspx?ct=resumo,56,pdf,20130814_Kwame_Anthony_Appiah

apiah


Refletindo sobre a comunicação!

LD | 14 de agosto de 2013 in Comunicação | Comments (0)

577153_497150083704337_417679277_n


Saber ouvir

LD | 13 de agosto de 2013 in Comunicação | Comments (0)

Tags: , , , ,

Saber ouvir, eis uma queixa recorrente em nossos clientes. “Não sei ouvir, Não consigo focalizar, não consigo manter a atenção na pessoa….” Enfim não é fácil a tarefa de ouvir o outro com verdadeira atenção, outro momento que essa tarefa é muito delicada é no momento do feedback, o que ouvimos, como interpretamos e como recebemos a mensagem pode fazer toda a diferença, portanto, quem dá o feedback também deve prestar atenção em alguns detalhes que podem contribuir para um feedback mais eficaz.
http://www.labssj.com.br/imprensa/posts/voce-s-a-o-jeito-certo-de-ouvir