Archive for agosto, 2017

Você olha para o seu interlocutor?

LD | 31 de agosto de 2017 in Comunicação | Comments (0)

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Outro dia, eu e uma cliente tivemos uma discussão muito interessante sobre o olhar.
Estávamos assistindo a uma gravação dela quando ela notou que não olhava para a câmera. Ela me disse que nesse momento foi de propósito, a câmera a intimida, mas isso a fez refletir e reconhecer que no dia a dia não olhava para as pessoas. Por que não? A justificativa foi que, se olhasse para as pessoas, elas saberiam o que ela está sentindo teriam acesso às suas emoções. A cliente inclusive citou aquele sábio ditado: “os olhos são espelhos da alma”.
Seguimos a discussão sobre o olhar, concluindo que ele abre a conexão com o outro, nos aproxima. Não seria esse, justamente, um dos objetivos da nossa comunicação? A conexão, o relacionamento.
O olhar tem um papel fundamental na comunicação. Inclusive voltando para minha cliente começamos a falar que ele é fundamental na hora da paquera ou da “resenha” como dizem os mais novos. E na hora do convite ao beijo, então? Como desviar o olhar?
Quando olhamos para o outro estamos incluindo-o, acolhendo-o no nosso discurso, na nossa história, estamos pedindo sua atenção. Desviar o olhar ou recusar-se a olhar significa não aceitar a inclusão, não querer participar e, na maioria das vezes, o outro o sente-se totalmente desconfortável na situação.
O olhar também transmite credibilidade, mas falaremos disso em outro post.
Como está a minha cliente? Observando… Pedi para se observar e observar o olhar dos outros. Perceber o que sente ao olhar e quando é olhada. E nossa discussão continuará.
A melhor comunicação é a que nos conecta pela emoção e o olhar é essencial para isso!


Biblioteca de Comunicação – Inteligência Emocional

LD | 23 de agosto de 2017 in Comunicação | Comments (0)

Daniel Goleman reuniu no livro “Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso” artigos sobre o tema. Escolhemos dividir com vocês comentários sobre o artigo “Inteligência social e a biologia da liderança”.
Ele traz a neurociência social – o que acontece no cérebro enquanto as pessoas interagem. Quando os líderes tem empatia e sintonizam seu estado de espírito com os outros afetam sua química do cérebro e a de seus seguidores.
É por meio da comunicação que o líder vai inspirar os outros a serem eficazes. Seguidores espelham seus líderes literalmente e o bom humor, sorriso e a intuição comprovadamente fazem diferença. O líder deve estar na sintonia fina, há uma afinidade entre as pessoas e a expressão corporal é decisiva para isso.
Ele ressalta que para se tornar socialmente mais inteligente você precisa de alguém que dê um feedback honesto e/ou da ajuda de um profissional, para mudar comportamento por meio de autoconhecimento, avaliação e treino das habilidades sociais.
Pesquisas demonstram que líderes socialmente inteligentes tem melhor desempenho. As qualidades que eles possuem são: empatia, sintonia, percepção organizacional, influência, desenvolvimento dos outros, inspiração e trabalho de equipe.


Comunicação e Mercado de Trabalho- você está em transição de carreira, esse artigo é para você!

LD | 21 de agosto de 2017 in Comunicação,Geral,Voz | Comments (0)

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Aqui na Linguagem Direta, além do atendimento a empresas, também atuamos com profissionais de forma individual.

Entre o público com o qual temos trabalhado há um público que está ou estiveram em transição de carreira. Por esse ser um tema sensível e que atinge muitas pessoas que não tem acesso a um serviço como o nosso, iniciamos nossos artigos com ele.

VAMOS LÁ!

Hoje todo profissional em qualquer nível e área, tem acesso a diversos cursos, de todos os tipos, especialização, pós graduação, MBA, etc etc, a lista é grande! Todos eles nos oferecem muito conteúdo e aprendizado para exercermos melhor nossa profissão e atingirmos nossas metas na carreira ou no próprio negócio, não é verdade? Nós também fazemos cursos para sermos melhores profissionais. Isso é ÓTIMO!!! Recomendamos que este seja um hábito na sua vida profissional se deseja crescer e galgar novos postos.

O que acontece é que estudar preenche apenas a parte do nosso conteúdo. Já te ocorreu que para transmitir esse conteúdo e ter atenção do público é necessário outras habilidades? A principal delas é a comunicação.

Saber expressar seu conhecimento de forma clara, coerente e de acordo com o contexto requer uma construção delicada de estratégias de comunicação.

Saber o que dizer é FUNDAMENTAL, mas saber COMO dizer é que faz A DIFERENÇA!! 

Então a nossa ideia aqui é oferecer algumas estratégias para você usar na sua próxima oportunidade de entrevistar alguém. São três formas que você pode usar para poder valorizar- “passar um marca texto amarelo”- aquilo que você fala:

  1. Escute e interprete o que o outro fala antes de responder;
  2. Fale com uma intensidade (volume de voz) adequada ao ambiente onde você está e ao número de pessoas com quem está falando, só fale alto se o ambiente for ruidoso e houver necessidade;
  3. Procure usar pausas na sua fala, nada de falar correndo e por muito tempo. As pessoas gostam de interagir e não de ficar escutando um “discurso”. 

Esses são alguns cuidados que auxiliarão você a aproveitar melhor uma oportunidade de emprego, subir na sua carreira ou fazer crescer o seu próprio negócio! Falar bem pode fazer a diferença e FAZ!

Fique a vontade para deixar um comentário ou pergunta abaixo.


Lançamento- Papo Direto- Biblioteca da Comunicação

LD | 10 de agosto de 2017 in Comunicação | Comments (0)

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Agosto é o mês de aniversário da Linguagem Direta e para comemorar estamos lançando o Papo Direto – Biblioteca da Comunicação. Escreveremos sobre livros que consideramos interessantes e que podem ajudar aqueles que querem se comunicar melhor, que querem aprofundar o trabalho que desenvolvem conosco e os que são curiosos pelo assunto, entre outros! Se você quiser comentar, perguntar algo ou indicar livros com o foco em comunicação por favor deixe seu comentário abaixo. Nós, Juliana e Sandra, sócias da Linguagem Direta estamos animadas com esse novo projeto e contamos com você!

A ideia é distribuir conhecimento de qualidade! Você pode seguir nosso Papo Direto – Biblioteca da Comunicação por aqui ou nas páginas da Linguagem Direta no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Nosso primeiro livro é, também, um tema que temos tratado em muitas empresas. As conferências TED tem um estilo bem dinâmico e diferente de muitas apresentações que ocorrem no ambiente corporativo. Nesse livro você vai encontrar toda a orientação para poder realizar uma conferência TED. A comunicação, claro, tem uma característica bastante específica, pois é feita de forma a deixar a pessoa que fala mais próxima da plateia e, portanto, mais vulnerável. Esse livro é escrito pelo presidente do TED e detentor da marca. Boa leitura!