Archive for setembro, 2017

Gagueira tem cura?

LD | 14 de setembro de 2017 in Comunicação,Fluência,Geral,Linguagem | Comments (0)


A gagueira é uma alteração da fluência da fala. A fala/linguagem é objeto de estudo da Fonoaudiologia e, portanto, o fonoaudiólogo, especialista em linguagem e/ou fluência, é o profissional habilitado para atender as pessoas que gaguejam.
Durante o XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia pude participar de uma atualização sobre o tema com a brilhante fonoaudióloga Anelise Bohnen.
As causas da gagueira são múltiplas, ainda prevalece a causa genética (70%), mas pode ocorrer por infecções das vias aéreas superiores por estreptococos e até por produtos químicos inalados. Temos pelo menos sete fatores a serem investigados.
O diagnóstico diferencial e correto é fundamental para o tratamento.
Quanto mais cedo a pessoa inicia o processo terapêutico fonoaudiológico melhor, portanto, a qualquer dúvida dos pais o fonoaudiólogo deve ser consultado.
Há várias pesquisas em andamento sobre equipamentos eletrônicos e até remédio para a cura da gagueira, mas atualmente o melhor resultado é alcançado com a terapia fonoaudiológica.
Sites para mais informações:
http://www.gagueira.org.br/
http://www.abragagueira.org.br/


Duas dicas de comunicação para se dar bem em qualquer profissão

LD | 12 de setembro de 2017 in Comunicação,Linguagem,Voz | Comments (0)

Tags:

Trabalhando no aperfeiçoamento da comunicação e sendo fonoaudiólogas por vezes somos questionadas – por clientes e amigos- sobre o que pode ser feito para comunicar de forma clara e produtiva no trabalho.
A resposta não é simples, mas dois pontos fazem MUITA DIFERENÇA!!!
O primeiro deles é a AUTENTICIDADE, ser verdadeiro (a) no que fala dá o tom para quem ouve, isto é, dá segurança naquilo que é dito, pois quando somos verdadeiros até nossa voz soa mais firme e fortalece nossa mensagem.
O segundo ponto é prestar ATENÇÃO naquilo que seu interlocutor fala, ou seja, quando você presta atenção total ao que escuta pode falar algo pertinente e relacionado ao assunto que está sendo tratado.

Se você seguir essas duas dicas, nós garantimos que terá bastante sucesso profissional. Não existe milagre, estar presente e seguir seu estilo respeitando os outros fazem com que você tenha uma comunicação mais eficiente no ambiente de trabalho.
Uma última dica, de número três, autoconhecimento é o que faz com que as dicas 1. Autenticidade e 2. Atenção ao que é falado
sejam possíveis.
Como você pode notar, comunicação exige de quem fala um cuidado relevante quando se tem por objetivo ser um profissional bem sucedido!


Biblioteca de Comunicação – livro novo

LD | 6 de setembro de 2017 in Comunicação | Comments (0)

A dica de leitura de hoje é um livro muito bom escrito por William Ury. Ele é destinado a quem quer e gosta de se preparar para ser um excelente comunicador durante uma negociação. A ideia é que, ao ter pleno conhecimento do que é importante para você, de quem você é e quais são as condições da negociação, entre outros pontos, você poderá se concentrar na comunicação e obter resultados bastante positivos para você e para o outro. Essa é a melhor negociação! Por favor, fique a vontade para comentar abaixo.