Valorizar a audição em detrimento da fala ajuda melhorar as vendas

Publicado em Empresas&Negócios.

“Ouvir mais e falar menos”: eis um conselho que já não é mais amparado apenas na sabedoria popular. Estudos mostram que valorizar a escuta ajuda nas vendas e também melhora o desempenho do RH das empresas.

Um relatório da Gong (aplicativo de inteligência artificial que analisa interações entre vendedores e clientes do mundo inteiro) aponta que os melhores vendedores falam 46% do tempo e ouvem 54%. Os piores, entretanto, falam 72% do tempo e só ouvem 28%. Os dados são de 2017. No âmbito corporativo, números de uma pesquisa da Salesforce, de 2019, indicam que colaboradores que se sentem ouvidos têm 4,6 vezes mais chances de se mostrarem capacitados a realizar melhor um trabalho.

Para a especialista em comunicação corporativa, Juliana Algodoal (*) esses dados reforçam a importância do exercício da ‘escuta consciente’, uma técnica amplamente desenvolvida pela psicologia, que visa melhorar a comunicação interpessoal e consequentemente, as relações sociais.

“A escuta consciente busca assegurar um diálogo eficiente, em que o ouvinte é capaz de realmente interpretar e assimilar todo o conteúdo que é expresso pelo interlocutor, sem julgar e tentando compreender o ponto de vista do outro. Isso é fundamental em qualquer relação, seja pessoal ou profissional, pois gera confiança, desenvolve a empatia e aumenta o sentimento de segurança”.

Durante o distanciamento social, a escuta consciente ganhou ainda mais relevância. “A partir do momento que todas as interações passaram a ser virtuais, foi necessário ajustar nossos sentidos para garantir uma comunicação mais assertiva. A escuta, sem dúvida, foi o mais desafiador, pois exigiu de todos nós uma concentração redobrada”. Para quem deseja aprimorar a escuta consciente e mais ativa, Juliana Algodoal destaca algumas técnicas:

  1. Tenha foco. Concentração ajuda absorver melhor o conteúdo da conversa. Por isso, evite o uso de celular, redes sociais, e-mails, conversas paralelas e telefonemas. O interesse expresso otimiza o relacionamento e reforça a conexão, especialmente no meio virtual.
  2. Não seja seletivo. Ao ouvir o que o outro tem a dizer, não é legal prestar atenção apenas no assunto que lhe interessa e ignorar (ou demonstrar menos atenção) a outros temas que forem abordados. Trata-se de um comportamento muito perceptível ao interlocutor e que denota falta de empatia.
  3. Dê tempo ao interlocutor. Deixe que a pessoa que conversa você tenha o tempo necessário para que apresente as informações e finalize o raciocínio. Evite interromper ou mesmo concluir pensamentos. Procure sempre deixar o diálogo fluir, exercitando a audição, sobretudo. Se for o caso defina previamente o tempo para que a conversa ocorra dentro do tempo predeterminado.
  4. Atenção com as visões/opiniões. Uma comunicação assertiva requer habilidade para permitir que visões pessoais diferentes construam um ambiente produtivo em termos de comunicação. É fundamental saber lidar com perspectivas e opiniões diferentes das nossas.
  5. Esclareça, evite ruídos. É importante ouvir o interlocutor, mas também é fundamental ter a certeza de que a mensagem realmente foi entregue e assimilada corretamente. Portanto, pergunte sempre que precisar de clareza. Ser consultivo gera confiança, desenvolve a empatia e aumenta o sentimento de segurança.
  6. Mantenha o contato visual. O olhar ao interlocutor, a postura corporal distendida e relaxada ajudam a demonstrar interesse pelo que é dito.
  7. Teste o fone. Nas conversas virtuais, o uso de fones de ouvido ajuda bastante a evitar as distrações. Sem dúvida é uma ótima ferramenta para o exercício da escuta consciente.

Confraria da fala

É um clube exclusivo e reservado aos profissionais que estão e aqueles que estiveram conosco e que desejam seguir se desenvolvendo como comunicadores e, por exemplo, testar suas palestras para um público altamente qualificado. A liderança nesse nível é solitária e ter reuniões bimestrais para poder compartilhar com segurança reflexões que envolvem posicionamento, atitude e comunicação é a proposta da Confraria. Para se inscrever, saber as datas e participar da próxima confraria clique aqui.

Preencha os dados e baixe seu e-book gratuitamente.

Cadastro Confraria da Fala

Confraria da fala

A Confraria da fala tem por objetivo promover encontros com duas horas de duração, confidenciais e fechados para que os profissionais do C-Level possam desenvolver juntos skills relacionados à comunicação para dentro e para fora da empresa. Se você quer levar para sua empresa pode nos enviar um e-mail para confraria@linguagemdireta.com.br que marcamos uma reunião.

Palestras

São módulos curtos que despertam a consciência, incentivam o autoconhecimento e trazem lições importantes para o desenvolvimento pessoal, interação com o outro e o dia a dia da vida na empresa.

On Demand

Cada empresa tem um posicionamento e uma questão a ser tratada. A presença de um fonoaudiólogo estrategista em comunicação e especialista no mercado corporativo atua no equilíbrio entre o que o profissional fala e representa. É um processo que tem o foco no aperfeiçoamento que prepara o profissional respeitando sua autenticidade e a mensagem a ser transmitida. Trata-se de mapear e prevenir riscos e de amplificar oportunidades.

Ações realizadas on demand:

  • Media Trainning
  • Preparação para Porta Voz
  • Oratória para exposição pública
  • Preparação para vídeos, podcasts e mídias sociais

Transição de carreira

A transição de carreira pode ser fora ou dentro da empresa e sempre tem entrevistas. Preparar-se para cada entrevista é importante, pois traz posicionamento correto e visibilidade. É um novo olhar para as potencialidades que cada profissional tem visando transformar este conjunto em comunicação alinhada com o próximo passo na carreira.

Construção e preparação de Elevator Pitch

Elevator Pitch: você tem o seu? Se não tem, deveria. Essa forma de se comunicar, breve e assertiva, requer segurança ao falar. O trabalho envolve atuar com sua voz, seu corpo e com a estruturação do discurso mantendo a essência individual.

Tímidos, introvertidos e reservados

Muitos profissionais acreditam que, por serem tímidos, não podem ter exposição e ascensão na carreira. Se esse é seu caso, saiba que isso não é verdade. Há ferramentas e técnicas que podem te auxiliar a aumentar a visibilidade mantendo sua essência e autenticidade.

Mulheres na liderança

Mansplaining, Gaslighting, Bropriating? Esses e outros termos são muito conhecidos por mulheres que estão na liderança. Existem ferramentas de superação destes vieses que tanto dificultam a ascensão na carreira feminina. Este programa prepara mulheres para a realidade do mercado e o potencial de suas vozes. É uma das grandes especialidades da Linguagem Direta.

Coaching de comunicação, posicionamento e reputação

Comunicação é tudo! Cada profissional tem seu próprio estilo de comunicar-se. Saiba quais são as suas forças e tenha mais ferramentas para alavancar sua carreira. O coaching de comunicação é totalmente customizado, pois autenticidade e transparência são individuais.

Comunicação não violenta

O conflito produtivo ajuda as pessoas a se movimentarem. O conflito mal gerido é um transtorno nocivo ao indivíduo e ao meio em que ele atua. A Comunicação Não Violenta é uma das formas de solucionar divergências, ao mesmo tempo, encontrar um caminho positivo para todos os envolvidos. Aprender quando e como utilizar essa estratégia é o grande diferencial para crescimento profissional e pessoal.

Assessoramento "on the job"

Profissionais do primeiro nível dentro de uma empresa são frequentemente demandados para exposições públicas, eventos, entrevistas, condução de reuniões e feedbacks para o time, entre outros. O assessoramento focado nessa demanda é estratégico, preparando o profissional com assertividade.

Estratégia para todas as audiências

Saber se expressar bem em público é uma habilidade obrigatória para qualquer profissional. É possível estar preparado para discursos e boas práticas de comunicação, bem como para entrevistas e reuniões. Ter o “dom da fala” é construído e todos que querem, conseguem aprender e usar!

Potencial do corpo

O corpo comunica e valoriza a voz e a mensagem. É a forma como as pessoas nos analisam antes mesmo de nos escutarem. Usar mãos, saber abrir a boca e ajustar o olhar compõe uma mensagem mais clara e facilita a realização de discussões construtivas, vendas de ideias, negociações e trabalhos em time, entre outros.

Domínio da voz

A voz é a ferramenta mais importante de comunicação. Definir que tom, qual velocidade de fala e intensidade usar fazem parte da estratégia de sucesso. Compor uma voz que represente o executivo é um ajuste fino e que compõe o posicionamento da marca pessoal.  Além disso, a voz precisa ser saudável e há inúmeras ações que podem e devem ser feitas para ter saúde vocal.

Poder da escuta consciente

Escutar de forma consciente, interpretar, entender os ditos e não ditos durante uma reunião importante ou mesmo no posicionamento público requer certos cuidados. Evitar julgamentos enviesados, treinar a escuta ativa e interpretativa para decidir estratégias e ações visando melhor aproveitamento situacional.

Comunicação a seu favor

A comunicação requer a leitura e a preparação adequada ao contexto em que falamos. Saber qual é seu papel e sua responsabilidade diante de cada situação de comunicação. Os executivos e executivas que desejam se destacar necessariamente precisam ter clareza da mensagem que querem transmitir dentro e fora das empresas.