Gagueira tem cura?

LD | 14 de setembro de 2017 in Comunicação,Fluência,Geral,Linguagem | Comments (0)


A gagueira é uma alteração da fluência da fala. A fala/linguagem é objeto de estudo da Fonoaudiologia e, portanto, o fonoaudiólogo, especialista em linguagem e/ou fluência, é o profissional habilitado para atender as pessoas que gaguejam.
Durante o XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia pude participar de uma atualização sobre o tema com a brilhante fonoaudióloga Anelise Bohnen.
As causas da gagueira são múltiplas, ainda prevalece a causa genética (70%), mas pode ocorrer por infecções das vias aéreas superiores por estreptococos e até por produtos químicos inalados. Temos pelo menos sete fatores a serem investigados.
O diagnóstico diferencial e correto é fundamental para o tratamento.
Quanto mais cedo a pessoa inicia o processo terapêutico fonoaudiológico melhor, portanto, a qualquer dúvida dos pais o fonoaudiólogo deve ser consultado.
Há várias pesquisas em andamento sobre equipamentos eletrônicos e até remédio para a cura da gagueira, mas atualmente o melhor resultado é alcançado com a terapia fonoaudiológica.
Sites para mais informações:
http://www.gagueira.org.br/
http://www.abragagueira.org.br/


Leave a Reply

You can use these XHTML tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>