Networking é importante

LD | 7 de julho de 2017 in Comunicação | Comments (0)

Tags: , , ,

6 passos para melhorar o seu networking

julho 6, 2017 11:29 am Publicado por 

O IBEF Jovem realizou um mini workshop sobre networking nesta terça-feira (04), na sede do IBEF SP. A palestrante foi a coach Sandra Oliveira, mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP.

A comunicação entre pessoas como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional é o objeto de trabalho de Sandra há mais de 20 anos.

¨Nossos mentores sempre destacam a importância da comunicação e do relacionamento com outras pessoas para obter oportunidades. Mas ninguém nos diz como conseguir esses contatos! A Sandra nos dará dicas¨, disse Mariña Martinez, membro do IBEF Jovem, na abertura do evento.

Mariña Martinez e Sandra Oliveira

Veja os principais conselhos para melhorar seu networking, extraídos do bate-papo com Sandra Oliveira.

1) Conheça a si mesmo – ¨O autoconhecimento é o primeiro passo. Descubra o que você tem de melhor a oferecer ao outro. E como se sente bem para fazer isso¨, destacou Sandra.

Entenda o seu perfil: você é uma pessoa extrovertida ou introvertida? ¨As pessoas extrovertidas recarregam as energias no contato com o outro, fazendo networking. Já as introvertidas gastam energia com essa atividade¨, explicou a coach de comunicação.

Evite ir a um encontro ou reunião com a bateria pessoal ¨descarregada¨. Momentos antes do contato procure fazer algo que o deixe feliz e reenergizado, aconselhou Sandra. 

2) Monte o seu ¨elevator pitch¨– O contato com alguém importante pode durar minutos ou segundos – tão breve quanto uma conversa no elevador. Como se apresentar e deixar a sua marca no outro em tão pouco tempo?

Reflita sobre o que você pode pinçar no seu currículo que irá resumir a essência do que você faz, o que de melhor pode entregar àquele interlocutor, destacou Sandra.

¨Se me perguntarem: o que você faz? Direi que ajudo executivos a comunicar bem, se estou em um ambiente corporativo. Ou que ajudo pessoas a falar melhor em público, se estiver entre oradores. O discurso se adequa ao público¨, disse a coach de comunicação, citando um exemplo.

Evite jogar uma avalanche de informações no colo do outro ou usar termos técnicos com quem não é da área. Lance a isca de informação que fará você parecer interessante ao outro e motivá-lo a fazer mais perguntas.

3) Seja mais interessado do que interessante – ¨Conversar com alguém é sempre mais gostoso quando a outra pessoa demonstra interesse em você¨, destacou a coach.

Faça perguntas ao seu interlocutor, e esteja disposto a ouvir mais e falar menos. Isso fará com que o outro se sinta importante e valorizado, ressaltou a coach.

Sandra Oliveira, coach de comunicação

O interesse em escutar precisa ser genuíno. ¨A pessoa percebe logo quando o interesse é falso, e você não está prestando atenção ao que ela diz. Você precisa estar presente¨.

4) Xô, celular! –  O aparelhinho pode ser o arqui-inimigo do networking, alertou Sandra. ¨Quando você entra em um lugar e só fica olhando para o celular, está se fechando para as pessoas ao redor. Elas não se aproximarão¨.

¨Ninguém é multitarefa. Ou você presta atenção no celular ou na pessoa que conversa com você. Se você olhar para o celular a todo momento, ela se sentirá desvalorizada e terá uma impressão ruim. Para fazer networking é preciso esquecer o celular naquele momento¨, arrematou. 

5) Use as redes sociais a seu favor – Enviar um convite de conexão no LinkedIn para alguém com quem você tomou um café ou trocou cartões é uma boa maneira de estender as oportunidades de relacionamento.

¨Você pode ser leve: envie uma mensagem afirmando que adorou a conversa e gostaria de manter contato. É melhor do que apenas um convite padrão. Quanto mais personalizada a comunicação, mais impacto terá no outro¨, destacou Sandra.

Cuide dos seus diferentes perfis nas redes sociais. Lembre-se que alguém sempre pode buscar você na web depois do primeiro contato. Fotos e palavras inadequadas podem abalar uma boa impressão inicial.

Tenha sensibilidade também para respeitar o espaço do outro. Há pessoas que preferem deixar contatos profissionais no LinkedIn e não os estender ao Facebook, que é uma rede pessoal. Não é uma regra fechada, mas na dúvida, não arrisque.

6) Deixe a sua marca – ¨Tudo o que você fizer ao conhecer alguém, e após esse momento, irá deixar a sua marca e aprofundar essa impressão¨, destacou a especialista.

Participantes do workshop

Sandra observou que gentileza gera gentileza. Uma mensagem de agradecimento após um bom papo, ou um convite para um café ou almoço pode contribuir de forma positiva.

O mais importante de tudo é respeitar seus limites. Não precisa começar seu networking já convidando o CEO para tomar um sorvete. Ás vezes, pode ser apenas um café com seus pares no trabalho.

¨Comece fazendo o que te deixa mais confortável. E, aos poucos, vá se desafiando mais e mais. No começo, pode parecer forçado, mas quando os resultados desse empenho começarem a aparecer, você ficará cada vez mais motivado¨, arrematou Sandra.

(Reportagem: Debora Soares /Fotos: Debora Soares e Raisa Soares)


Você sabe se comunicar para atingir seus objetivos?

LD | 12 de junho de 2017 in Comunicação | Comments (0)

(artigo originariamente publicado em https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-sabe-se-comunicar-para-atingir-seus-objetivos-juliana-algodoal)

Escolhi como tema do meu primeiro artigo um assunto que tem sido alvo de muitas perguntas nos trabalhos de aperfeiçoamento da comunicação que desenvolvo como executivos. Trata-se daquela sensação que frequentemente temos de não ter palavras para falar quando precisamos.

Você talvez já tenha se perguntado porque algumas de suas reuniões desandaram se você estava preparado para elas? Ou, porque esse papo com meu amigo foi tão ruim? Ou ainda, porque o assunto da reunião mudou e eu não consegui me posicionar?

Esse tipo de problema tem várias respostas e soluções, vou me ater a um dos caminhos, reflexão. A base de tudo pode estar no conceito teórico de comunicação. Antigamente se pensava que a comunicação entre duas pessoas era constituída de uma mensagem a ser transmitida pelo falante para o ouvinte que, ao seu tempo, devolvia uma mensagem que dava continuidade a conversa entre eles como vemos nessa imagem.

Isso mudou!

Estudos mais recentes indicam que quando conversamos com alguém levamos junto, em nossos pensamentos e sentimentos, uma “turma”. Sabe qual?

Nossa história!!!

Isso mesmo, faz parte de toda conversa que temos a história de vida individual, aquela que temos com a pessoa com quem falamos, o contexto (ambiente e comportamentos exigidos nele) onde se tem a conversa, nosso conhecimento, nossos medos e preocupações, e, também, todas as sensações boas que temos em nossa mente sobre a forma como nos comunicamos. A questão é que, frequentemente, essa “turma” nos deixa inseguros ou aumenta muito nossa exigência conosco, especialmente em reuniões onde há muito a ser discutido. Isso atrapalha!

Saber isso é fundamental para nos auxiliar na comunicação porque favorece nosso autoconhecimento. Quer ver um exemplo? Você já ouviu ou leu a expressão: “escutar para entender e não para responder”? Prestar atenção naquilo que escutamos é uma das formas de aperfeiçoarmos a nossa comunicação e a tornarmos mais eficiente. Além disso facilita o controle das emoções que podem interferir para que a conversa seja pouco eficiente.

Experimente ouvir de uma forma diferente e veja o impacto que essa atitude trás nas suas conversas.

Não pretendo esgotar o assunto, já que vou continuar escrevendo sobre ele nos próximos artigos. Ao contrário, vou aprofundá-lo na medida em que for escrevendo, mas se você quiser perguntar algum ponto específico posso te ajudar.


LD | 13 de dezembro de 2016 in Comunicação | Comments (0)

 

 

 

 

 

 

ATENÇÃO- nova forma de contato

Agradecemos seu interesse pela Linguagem Direta!

Estamos migrando nosso site para um novo site, com informações atualizadas e novas informações.

Para entrar em contato conosco durante esse período e obter rápida resposta favor enviar e-mail para:

LINGUAGEMDIRETA@LINGUAGEMDIRETA.COM.BR

Obrigada!

Sandra e Juliana

 


LD | 17 de setembro de 2015 in Geral | Comments (0)

Estamos todos mergulhados nesse momento político e econômico do nosso país. Nosso posicionamento tem sido manter a confiança que passaremos por essa fase, mantendo nossa positividade e trabalhando!!!

Trabalhamos com o comportamento das pessoas e sabemos que esse aspecto é o que tem maior peso no mercado de trabalho. As pessoas são contratadas por seus conhecimentos técnicos e são demitidas pelo seu comportamento (julgado inadequado).

Por isso, vale a pena estimular vocês a refletirem sobre seus comportamentos e atitudes, são por meio deles que você revela suas crenças.

Temos obtido muitas conquistas com nossos clientes que ao mudarem alguns comportamentos, ao desenvolverem ou aprimorarem suas habilidades e competências, por exemplo, de Comunicação, reformulam suas crenças, ou seja, sua forma de estar no mundo.

Nosso objetivo é descobrir e desvendar junto com nossos clientes a sua melhor forma de estar no mundo, ou seja, sua preferência, seu estilo e como me disse uma cliente hoje: “ser ela mesma”!!!

Estamos aqui atendendo nossos clientes sempre com toda à disposição e estudando cada vez mais para auxiliá-los no entendimento dessa complexidade que é o ser humano.pensando-cerebro-material-vetor-imagem_34-57770


Papo Direto

LD | 10 de agosto de 2015 in Comunicação | Comments (0)

Em julho deste ano iniciamos a divulgação de dicas práticas e objetivas para termos uma comunicação cada vez mais clara e efetiva, chamamos esse nosso segmento de Papo Direto e nossas dicas estão na página da Linguagem Direta no Facebook  https://www.facebook.com/LinguagemDireta  e em nosso instagram @linguagem_direta .

O Papo Direto é uma série de textos curtos para quem tem interesse em conhecer um pouco mais ou aperfeiçoar sua comunicação.

O termo comunicação é bem abrangente e nosso foco é a comunicação e o relacionamento  humano, seja entre duas pessoas, em um grupo ou para uma plateia, comunicar bem e de forma eficiente é fundamental.

Quando nos comunicamos revelamos, de certa forma, nossa história, experiências anteriores, nossa cultura e o tipo de relacionamento que estamos estabelecendo naquele momento, entre outros. Portanto, nossa comunicação muda conforme nossas emoções, os papéis que assumimos e etc, estar consciente de sua comunicação faz parte do autoconhecimento e nos auxilia a poder mostrar para o outro o melhor que temos!

Visite-nos nas midias, questione sobre algo que deseja melhorar ou tire suas dúvidas!

Friends talking in cafe

Friends talking in cafe


LD | 8 de julho de 2015 in Comunicação | Comments (0)

E Junho voou, junto com as festas juninas a Linguagem Direta ficou movimentada!

Alguns projetos se desdobraram em outros e temos atendido várias empresas e clientes pessoas físicas sempre aprimorando suas comunicações. Algumas novas frentes foram abertas.

Como sempre continuamos nossos estudos e este foi um mês de refletirmos sobre os contratos que fazemos com os clientes. As sessões são deles e estão sempre focadas em suas demandas.

Vale ressaltar nossa participação nos cursos da FGV Corporativo que este mês também estiveram em nossas agendas.

Agora estamos animadas com a renovação de nosso logo, site e etc. Enfim, nosso marketing, então se preparem para novidades!

As organizações tem redescoberto a importância das interações faca a face. A tecnologia não substitui essa conversa, com certeza ela é importante nas relações, mas o face a face traz vantagens que ainda nenhuma tecnologia conseguiu comparar. A velocidade da conversa, o foco, a dinâmica não verbal, da qual podemos citar: gestos, expressão facial, linguagem corporal, olhar, tom de voz, entonação e inclusive o toque fazem muita diferença. Recentes estudos apontam que aquele “click” que geralmente temos quando estamos conversando e interagindo com as pessoas tem uma base neurológica (Greg J. Stephens).

A conversa face a face tende a ser mais narrativa, mais como uma história o que tem sido apontado como uma vantagem para comunicação efetiva. (Raymond Mar)

Portanto, aqui segue nossa sugestão para aqueles que sairão de férias e também para quem fica em uma cidade que se acalma um pouco em julho, aproveitem para se relacionar face a face, com certeza você terá uma comunicação melhor!pessoas-conversando


Speaking up for Communication

LD | 26 de maio de 2015 in Comunicação | Comments (0)

Maio é o mês para promover a fala e a audição. Na LD foi o mês para Agitarmos a Comunicação.

Vários projetos em empresas e com nossos clientes: Public Speaking, Comunicação para os Negócios, Curso Avançado de Comunicação, Preparação de Speakers, Conversas Difíceis, Comunicação em diferentes momentos e públicos e Coaching de comunicação.

Estamos com ideias de outros projetos e produtos, as demandas são diferentes e tem nos instigado a pensar  e atender cada vez melhor nossos clientes.

As participações em eventos este mês também foram fantásticas! Vale ressaltar a excelente aula no Insper sobre Feedback com Avi Kluger, que fez Juliana e eu refletirmos muito sobre os feedbacks com nossos clientes e como conversar com esses líderes sobre a forma deles oferecerem feedback. Muito interessante!

Neste mês também participamos ativamente da semana internacional de Coaching, para divulgar essa profissão que tem causado um impacto positivo nas organizações. Dentro das nossas atividades quero pontuar as sessões pro Bono que oferecemos que foram estimulantes para esclarecer o coaching para população e nos posicionar de uma forma muito consciente neste mercado.

Que venha Junho!!!

#expertiseemcomunicacao

20150406110117_ASHA_UwQ9Meg3


LD | 4 de maio de 2015 in Comunicação | Comments (0)

Maio é o mês de divulgar as ações para melhorar a fala e audição. Este ano o foco é uma intervenção precoce, ou seja, o mais cedo possível! A Linguagem Direta apoia e atua nessa direção!!! #BHSM#ASHAHighlight_BHSM2015


LD | 27 de abril de 2015 in Comunicação | Comments (0)

“É possível fugir, mas não de nós mesmos. Por isso é mais feliz na vida quem aceita ser como é e trabalha com seus verdadeiros pontos fortes.”IMG_1626


Projeto na área Educacional

LD | 22 de abril de 2015 in Comunicação | Comments (0)

Estamos iniciando um novo projeto na área educacional. Fundamental que educadores, coordenadores e diretores se comuniquem claramente em reuniões e em conversas que por vezes podem ser difíceis. Esses profissionais representam a escola e são essenciais na intermediação  entre escola e pais, além de professores e todos os colaboradores.IMG_2227