Os vestibulares estão mudando, a educação está mudando… lentamente, concordo! Não é na mesma velocidade dos carros ou dos telefones, mas talvez porque sua complexidade seja maior. Envolve o desenvolvimento do ser humano.
Assim como a educação, a comunicação está em processo de mudança constante.
As mídias sociais, os meios de comunicação, as relações entre as pessoas, a forma de interagir faz com que a comunicação sofra modificações constantemente.
A novidade é… que da mesma forma que aprendemos conteúdo técnico podemos e devemos desenvolver habilidades de relacionamento, comportamento e comunicação, as chamadas soft skills.
Susan Pinker, psicóloga do desenvolvimento humano, aponta a importância das interações sociais e das relações próximas para a felicidade e saúde do ser humano, interferindo na sua longevidade.
Tenho visto empresas que contrataram as pessoas pelo seu conhecimento técnico, mas depois percebem a necessidade de habilidades de relacionamento e comunicação.
Portanto, quanto mais cedo percebemos que faz parte do ser humano e do seu desenvolvimento tanto aspectos técnicos como de relacionamento, melhor!
Os vestibulares começam, por meio de entrevistas e dinâmicas, a avaliar esses aspectos do relacionamento.
Temos tido a oportunidade de trabalhar com alguns desses vestibulandos é gratificante ver como eles podem em poucas sessões iniciar uma atenção para os aspetos de comportamento, relacionamento e comunicação. Podemos desenvolver por meio de treinamento essas habilidades e continuar ao longo da vida aprimorando, assim como fazemos com o conteúdo técnico. E nosso resultado tem sido 100% de aprovação!!!
http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,novos-formatos-de-vestibular-em-faculdades-privadas-desafiam-alunos,70002096621
