A linguagem da liderança: mitos e verdades sobre a importância da voz no trabalho

Publicado em Administradores.com.

A voz é uma poderosa ferramenta de comunicação e uma aliada muito importante para profissionais em cargos de liderança, podendo dar-lhes o poder de engajar seus times e passar segurança, acolhimento ou até mesmo empatia e inteligência.

Segundo uma das maiores especialistas em Comunicação Corporativa do país, Juliana Algodoal, PhD em Análise do Discurso em Situação de Trabalho e fundadora da empresa Linguagem Direta, é importante diferenciar alguns mitos e verdades relacionados à importância do uso da voz em processos de liderança.

São eles:

Voz de mulher tende a ficar masculinizada quando ela se torna líder

Verdadeiro. Para ser ouvida e reconhecida como líder, a mulher tende a falar mais alto ou mais grave, o que reforça o padrão masculino. Por muitas vezes, são frequentes comportamentos como mansplaining, quando o homem se apropria da fala da mulher e explica algo que ela entende ou que ela acabou de falar, como se ela não entendesse; e manterrupting, quando ele simplesmente interrompe a fala de uma mulher.

Líderes devem modular a voz de acordo com o objetivo da fala, a demanda e a situação
Verdadeiro. O tom é um comportamento da voz e revela muito mais que o humor do chefe. É por ele que a liderança transmite uma mensagem para engajar, emocionar ou alertar as equipes.

Falar rápido é sinal de nervosismo
Verdadeiro. A agilidade utilizada na voz para se comunicar com os liderados estabelece o senso de urgência. Quanto mais urgente a questão tratada, mais acelerada será a voz do líder. Essa é uma ferramenta fundamental para enfatizar a mensagem e as providências definidas. No entanto, pessoas mais agitadas naturalmente falam mais rápido.

Falar com calma e devagar transmite calma e tranquilidade
Verdadeiro. Quando o líder quer promover uma reflexão, automaticamente reduz a velocidade de sua fala. Não à toa, essa técnica é usada em missas e cultos religiosos, em práticas de yoga e meditação, por exemplo.

A voz gravada nos áudios é a voz real que todos escutam
Verdadeiro. Entretanto, a voz que escutamos quando falamos é um misto da voz que é emitida pela via aérea, por via óssea e muscular. Juliana recomenda que você ouça bastante sua própria voz em gravações.

Voz sem energia é prejudicial à liderança
Verdadeiro. A voz carrega a clareza na mensagem que queremos passar, demonstra nossa intenção. As pausas frequentes enfraquecem a voz do líder. A voz sem energia com pausas preenchidas e a falta do olhar fragilizam a forma como a equipe vai absorver a mensagem.

Discurso ensaiado, que copia tons mais conhecidos, ajuda a reforçar a mensagem e a liderança
Mito. O tom de voz muito planejado, ensaiado, de uma forma que parece estar sendo lido, perde a naturalidade, o engajamento e desvia a atenção dos ouvintes.

“Ganhar no grito” é uma expressão que traduz a realidade
Mito. A voz áspera em tom alto, com alteração e disfonia, chama a atenção mais que o conteúdo da fala. Pode intimidar a equipe e consequentemente causar a perda de engajamento. Não é possível mudar a voz, mas é recomendado adequá-la ao ambiente e à situação de forma correta. E, se você não gosta da sua voz, pode procurar ajuda de especialistas.

Com a pandemia, os profissionais em home office passaram a falar mais alto
Verdadeiro. As pessoas tendem a falar mais alto nos meios virtuais para se fazer melhor entendidas, já que nem sempre podem recorrer ao auxílio de gestos e expressões corporais que ajudam a potencializar as mensagens. Com a volta do trabalho aos escritórios, a briga do “liga e desliga o ar-condicionado” cederá espaço para uma nova adaptação ao trabalho em equipe, com muitos profissionais falando ao mesmo tempo.

Maçã ajuda na saúde da voz
Verdadeiro. Maçã é considerada um adstringente natural, ajudando a “limpar a voz”. Juliana Algodoal destaca ainda outros cuidados que os líderes precisam ter com a voz: dormir bem e manter alimentação saudável e a laringe bem hidratada, bebendo bastante água (especialmente se trabalha com o ar-condicionado ligado), sem esperar ter sede para tomá-la.

Profissionais de fonoaudiologia especializados podem ajudar a melhorar a voz, torná-la mais saudável com exercícios personalizados para cada caso. Além disso, gravar áudios e ouvi-los é sempre um bom exercício para adequar a voz às mensagens que a liderança quer passar.

“Em qualquer situação, é importante que o líder tenha a consciência de qual é a sua voz e, a partir desse autoconhecimento, escolher a melhor entonação de acordo com a mensagem que pretende comunicar. A voz tem que mudar de acordo com o ambiente. Isso vai fazer com que ele coloque uma intenção em sua fala e use sua voz expressivamente. É preciso respirar enquanto fala para não demonstrar ansiedade e até mesmo prejudicar a voz. A voz da liderança é a voz que emociona, que engaja e que transmite segurança. Um líder sempre pode ser o melhor dele mesmo em termos de fala”, conclui a especialista.

Confraria da fala

É um clube exclusivo e reservado aos profissionais que estão e aqueles que estiveram conosco e que desejam seguir se desenvolvendo como comunicadores e, por exemplo, testar suas palestras para um público altamente qualificado. A liderança nesse nível é solitária e ter reuniões bimestrais para poder compartilhar com segurança reflexões que envolvem posicionamento, atitude e comunicação é a proposta da Confraria. Para se inscrever, saber as datas e participar da próxima confraria clique aqui.

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Cadastro Confraria da Fala

Confraria da fala

A Confraria da fala tem por objetivo promover encontros com duas horas de duração, confidenciais e fechados para que os profissionais do C-Level possam desenvolver juntos skills relacionados à comunicação para dentro e para fora da empresa. Se você quer levar para sua empresa pode nos enviar um e-mail para confraria@linguagemdireta.com.br que marcamos uma reunião.

Palestras

São módulos curtos que despertam a consciência, incentivam o autoconhecimento e trazem lições importantes para o desenvolvimento pessoal, interação com o outro e o dia a dia da vida na empresa.

On Demand

Cada empresa tem um posicionamento e uma questão a ser tratada. A presença de um fonoaudiólogo estrategista em comunicação e especialista no mercado corporativo atua no equilíbrio entre o que o profissional fala e representa. É um processo que tem o foco no aperfeiçoamento que prepara o profissional respeitando sua autenticidade e a mensagem a ser transmitida. Trata-se de mapear e prevenir riscos e de amplificar oportunidades.

Ações realizadas on demand:

  • Media Trainning
  • Preparação para Porta Voz
  • Oratória para exposição pública
  • Preparação para vídeos, podcasts e mídias sociais

Transição de carreira

A transição de carreira pode ser fora ou dentro da empresa e sempre tem entrevistas. Preparar-se para cada entrevista é importante, pois traz posicionamento correto e visibilidade. É um novo olhar para as potencialidades que cada profissional tem visando transformar este conjunto em comunicação alinhada com o próximo passo na carreira.

Construção e preparação de Elevator Pitch

Elevator Pitch: você tem o seu? Se não tem, deveria. Essa forma de se comunicar, breve e assertiva, requer segurança ao falar. O trabalho envolve atuar com sua voz, seu corpo e com a estruturação do discurso mantendo a essência individual.

Tímidos, introvertidos e reservados

Muitos profissionais acreditam que, por serem tímidos, não podem ter exposição e ascensão na carreira. Se esse é seu caso, saiba que isso não é verdade. Há ferramentas e técnicas que podem te auxiliar a aumentar a visibilidade mantendo sua essência e autenticidade.

Mulheres na liderança

Mansplaining, Gaslighting, Bropriating? Esses e outros termos são muito conhecidos por mulheres que estão na liderança. Existem ferramentas de superação destes vieses que tanto dificultam a ascensão na carreira feminina. Este programa prepara mulheres para a realidade do mercado e o potencial de suas vozes. É uma das grandes especialidades da Linguagem Direta.

Coaching de comunicação, posicionamento e reputação

Comunicação é tudo! Cada profissional tem seu próprio estilo de comunicar-se. Saiba quais são as suas forças e tenha mais ferramentas para alavancar sua carreira. O coaching de comunicação é totalmente customizado, pois autenticidade e transparência são individuais.

Comunicação não violenta

O conflito produtivo ajuda as pessoas a se movimentarem. O conflito mal gerido é um transtorno nocivo ao indivíduo e ao meio em que ele atua. A Comunicação Não Violenta é uma das formas de solucionar divergências, ao mesmo tempo, encontrar um caminho positivo para todos os envolvidos. Aprender quando e como utilizar essa estratégia é o grande diferencial para crescimento profissional e pessoal.

Assessoramento "on the job"

Profissionais do primeiro nível dentro de uma empresa são frequentemente demandados para exposições públicas, eventos, entrevistas, condução de reuniões e feedbacks para o time, entre outros. O assessoramento focado nessa demanda é estratégico, preparando o profissional com assertividade.

Estratégia para todas as audiências

Saber se expressar bem em público é uma habilidade obrigatória para qualquer profissional. É possível estar preparado para discursos e boas práticas de comunicação, bem como para entrevistas e reuniões. Ter o “dom da fala” é construído e todos que querem, conseguem aprender e usar!

Potencial do corpo

O corpo comunica e valoriza a voz e a mensagem. É a forma como as pessoas nos analisam antes mesmo de nos escutarem. Usar mãos, saber abrir a boca e ajustar o olhar compõe uma mensagem mais clara e facilita a realização de discussões construtivas, vendas de ideias, negociações e trabalhos em time, entre outros.

Domínio da voz

A voz é a ferramenta mais importante de comunicação. Definir que tom, qual velocidade de fala e intensidade usar fazem parte da estratégia de sucesso. Compor uma voz que represente o executivo é um ajuste fino e que compõe o posicionamento da marca pessoal.  Além disso, a voz precisa ser saudável e há inúmeras ações que podem e devem ser feitas para ter saúde vocal.

Poder da escuta consciente

Escutar de forma consciente, interpretar, entender os ditos e não ditos durante uma reunião importante ou mesmo no posicionamento público requer certos cuidados. Evitar julgamentos enviesados, treinar a escuta ativa e interpretativa para decidir estratégias e ações visando melhor aproveitamento situacional.

Comunicação a seu favor

A comunicação requer a leitura e a preparação adequada ao contexto em que falamos. Saber qual é seu papel e sua responsabilidade diante de cada situação de comunicação. Os executivos e executivas que desejam se destacar necessariamente precisam ter clareza da mensagem que querem transmitir dentro e fora das empresas.