Comunicação é a voz das empresas com foco em ESG

Publicado em Exame.

O conceito de ESG — sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que representa a preocupação das empresas com melhores práticas ambientais, sociais e de governança, foi criado pela ONU durante um evento que reuniu instituições financeiras de vários países. Tem como objetivo definir critérios e ações para solucionar problemas referentes aos três temas, a partir do relatório Who Cares Wins (“Ganha quem se Importa”), que reúne os conceitos, objetivos e metas a ser alcançados pelas empresas.

As empresas ESG devem estar sempre atentas a seus stakeholders. A escuta consciente ajuda a entender o que cada um deles está pedindo e como isso converge para as ações e valores da empresa.

A empresa tem voz. É por meio da comunicação que ela torna transparente suas intenções reais e mostra de que forma estão alinhadas com o conceito ESG. É fácil perceber quando a empresa já atua numa comunicação ESG. Suas comunicações são mais questionadoras, ela se coloca de forma menos impositiva, não agressiva e passa total segurança em suas mensagens. A comunicação é autêntica e consciente, visa inspirar e não impor.

As empresas ESG usam as várias formas de se comunicar para demonstrar que se importam de fato com o mundo. Na comunicação, devem demonstrar que estão preparadas não apenas para falar mas também para ouvir.

Apesar da onda ESG, as instituições genuínas trazem ao público uma voz muito mais carregada na emoção que na ansiedade, porque se conecta com a intenção real de mostrar claramente o caminho que a empresa está escolhendo.

A voz da empresa ESG se ocupa em engajar seus ouvintes e, para isso, se esforça para adequar o vocabulário para que seja compreendida. É preciso mostrar que a fala está — antes de tudo — alinhada com suas estratégias e ações. Isso não se faz somente com ação afirmativa, como plantar árvores, doar recursos para ONGs etc. É preciso ser genuinamente ESG.

O propósito deixa a “voz” dos interlocutores mais segura, porque eles acreditam de fato no caminho escolhido e traçado. De nada vale afirmar que é ESG, mas continua fazendo, por exemplo, suas publicidades sem esse valor. Gerar produtos e serviços que não revelam esses valores.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) divulgada no ano passado, avaliou respostas de 79 empresas de vários setores da economia sobre como o papel da comunicação é estratégico na agenda ESG das empresas. Segundo a pesquisa, a área de comunicação está presente em 100% dos comitês responsáveis por ESG nas companhias que têm esse tipo de estrutura para cuidar desses pilares e 95% das empresas respondentes acreditam que o foco e as ações em ESG deverão aumentar nos próximos anos.

Além disso, indica que os três principais meios usados pelas organizações para informar suas ações na área de sustentabilidade são conteúdo em canais digitais (89%), conteúdo em canais próprios para públicos estratégicos (75%) e mídias sociais (72%). Entre as mídias, há ênfase para o LinkedIn (68% usam esta rede) e Instagram (52%).

Para ser ESG é preciso fazer uso de uma escuta interessada e sem julgamentos para obter coerência com suas ações. O cliente de hoje está muito mais crítico e passou a analisar a comunicação de outra forma. Não é difícil para ele fazer conexões entre as ações e as comunicações que as empresas realizam. O desalinhamento resulta em um gap entre a imagem e a essência.

Portanto, a preocupação com esse “tom de voz” deve focar a comunicação de suas realidades constantemente e, mais que nunca, esse tom de voz deve expressar a verdade, a transparência e a real intenção de ser ESG por propósito e não por modismo.

Confraria da fala

É um clube exclusivo e reservado aos profissionais que estão e aqueles que estiveram conosco e que desejam seguir se desenvolvendo como comunicadores e, por exemplo, testar suas palestras para um público altamente qualificado. A liderança nesse nível é solitária e ter reuniões bimestrais para poder compartilhar com segurança reflexões que envolvem posicionamento, atitude e comunicação é a proposta da Confraria. Para se inscrever, saber as datas e participar da próxima confraria clique aqui.

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Cadastro Confraria da Fala

Confraria da fala

A Confraria da fala tem por objetivo promover encontros com duas horas de duração, confidenciais e fechados para que os profissionais do C-Level possam desenvolver juntos skills relacionados à comunicação para dentro e para fora da empresa. Se você quer levar para sua empresa pode nos enviar um e-mail para confraria@linguagemdireta.com.br que marcamos uma reunião.

Palestras

São módulos curtos que despertam a consciência, incentivam o autoconhecimento e trazem lições importantes para o desenvolvimento pessoal, interação com o outro e o dia a dia da vida na empresa.

On Demand

Cada empresa tem um posicionamento e uma questão a ser tratada. A presença de um fonoaudiólogo estrategista em comunicação e especialista no mercado corporativo atua no equilíbrio entre o que o profissional fala e representa. É um processo que tem o foco no aperfeiçoamento que prepara o profissional respeitando sua autenticidade e a mensagem a ser transmitida. Trata-se de mapear e prevenir riscos e de amplificar oportunidades.

Ações realizadas on demand:

  • Media Trainning
  • Preparação para Porta Voz
  • Oratória para exposição pública
  • Preparação para vídeos, podcasts e mídias sociais

Transição de carreira

A transição de carreira pode ser fora ou dentro da empresa e sempre tem entrevistas. Preparar-se para cada entrevista é importante, pois traz posicionamento correto e visibilidade. É um novo olhar para as potencialidades que cada profissional tem visando transformar este conjunto em comunicação alinhada com o próximo passo na carreira.

Construção e preparação de Elevator Pitch

Elevator Pitch: você tem o seu? Se não tem, deveria. Essa forma de se comunicar, breve e assertiva, requer segurança ao falar. O trabalho envolve atuar com sua voz, seu corpo e com a estruturação do discurso mantendo a essência individual.

Tímidos, introvertidos e reservados

Muitos profissionais acreditam que, por serem tímidos, não podem ter exposição e ascensão na carreira. Se esse é seu caso, saiba que isso não é verdade. Há ferramentas e técnicas que podem te auxiliar a aumentar a visibilidade mantendo sua essência e autenticidade.

Mulheres na liderança

Mansplaining, Gaslighting, Bropriating? Esses e outros termos são muito conhecidos por mulheres que estão na liderança. Existem ferramentas de superação destes vieses que tanto dificultam a ascensão na carreira feminina. Este programa prepara mulheres para a realidade do mercado e o potencial de suas vozes. É uma das grandes especialidades da Linguagem Direta.

Coaching de comunicação, posicionamento e reputação

Comunicação é tudo! Cada profissional tem seu próprio estilo de comunicar-se. Saiba quais são as suas forças e tenha mais ferramentas para alavancar sua carreira. O coaching de comunicação é totalmente customizado, pois autenticidade e transparência são individuais.

Comunicação não violenta

O conflito produtivo ajuda as pessoas a se movimentarem. O conflito mal gerido é um transtorno nocivo ao indivíduo e ao meio em que ele atua. A Comunicação Não Violenta é uma das formas de solucionar divergências, ao mesmo tempo, encontrar um caminho positivo para todos os envolvidos. Aprender quando e como utilizar essa estratégia é o grande diferencial para crescimento profissional e pessoal.

Assessoramento "on the job"

Profissionais do primeiro nível dentro de uma empresa são frequentemente demandados para exposições públicas, eventos, entrevistas, condução de reuniões e feedbacks para o time, entre outros. O assessoramento focado nessa demanda é estratégico, preparando o profissional com assertividade.

Estratégia para todas as audiências

Saber se expressar bem em público é uma habilidade obrigatória para qualquer profissional. É possível estar preparado para discursos e boas práticas de comunicação, bem como para entrevistas e reuniões. Ter o “dom da fala” é construído e todos que querem, conseguem aprender e usar!

Potencial do corpo

O corpo comunica e valoriza a voz e a mensagem. É a forma como as pessoas nos analisam antes mesmo de nos escutarem. Usar mãos, saber abrir a boca e ajustar o olhar compõe uma mensagem mais clara e facilita a realização de discussões construtivas, vendas de ideias, negociações e trabalhos em time, entre outros.

Domínio da voz

A voz é a ferramenta mais importante de comunicação. Definir que tom, qual velocidade de fala e intensidade usar fazem parte da estratégia de sucesso. Compor uma voz que represente o executivo é um ajuste fino e que compõe o posicionamento da marca pessoal.  Além disso, a voz precisa ser saudável e há inúmeras ações que podem e devem ser feitas para ter saúde vocal.

Poder da escuta consciente

Escutar de forma consciente, interpretar, entender os ditos e não ditos durante uma reunião importante ou mesmo no posicionamento público requer certos cuidados. Evitar julgamentos enviesados, treinar a escuta ativa e interpretativa para decidir estratégias e ações visando melhor aproveitamento situacional.

Comunicação a seu favor

A comunicação requer a leitura e a preparação adequada ao contexto em que falamos. Saber qual é seu papel e sua responsabilidade diante de cada situação de comunicação. Os executivos e executivas que desejam se destacar necessariamente precisam ter clareza da mensagem que querem transmitir dentro e fora das empresas.