Como evitar conflitos sobre política na empresa em tempos de eleição

Publicado na Forbes.

Com a proximidade das eleições, as discussões sobre política tendem a ficar mais frequentes, seja no almoço de família, seja no grupo da  firma. “Já presenciei desde debates elegantes até gritaria com cada um defendendo o seu candidato”, diz a especialista em Comunicação Corporativa, Juliana Algodoal, sobre o que tem visto nas empresas em tempos de polarização política.

Para manter a harmonia, evitar a proliferação de fake news nos grupos de Whatsapp e reduzir os problemas de relacionamento dentro do ambiente corporativo, há algumas atitudes que as lideranças das empresas podem adotar neste momento. A ideia não é censurar, mas direcionar os ânimos para conversas que enriqueçam em vez de causar cisões. “Criar regras pode parecer autoritário demais, mas é preciso que o líder repasse os posicionamentos da empresa quanto à sua participação em campanhas políticas.”

Estabelecer espaço para conversas sobre política (e isso não quer dizer falar de partidos ou candidatos, mas de um debate mais amplo) pode ser um bom caminho. “Algumas empresas combinam hora e lugar para conversas educativas, o que é muito importante”, sugere Algodoal. Há plataformas apartidárias de educação política, como a Politize-se, que tem conteúdo neutro sobre o assunto e podem ajudar os profissionais a terem mais consciência sobre sua participação na sociedade, por exemplo.

Veja aqui as dicas de Juliana Algodoal para manter a paz corporativa durante a campanha eleitoral, que começa no próximo mês. “Para o líder, é fundamental estar preparado para contornar desavenças que prejudicar o clima na empresa.”

  • Conheça e divulgue as regras da companhia sobre apoios políticos. “É necessário que a empresa deixe claro como enxerga o assunto e sua postura. Ela não precisa assumir um candidato, só ter regras claras sobre o que é aceitável”, diz Algodoal.
  • Conflitos por conta de candidatos não são o único jeito de falar de política. O líder pode transformar essa energia em debates sobre ideias – e isso é enriquecedor. “É necessário promover a consciência política e o entendimento de que política vai além dos políticos. Que é algo que permeia nossa vida de diversas maneiras.”
  • Quando se trata de porta-vozes, contratar profissionais de media training pode ser um investimento importante para que a empresa controle melhor as mensagens que irão chegar ao público.
  • Respeitar as diferenças de ideias e estar sempre atento para nunca invadir a liberdade de expressão de ninguém – desde que cada um respeite também os limites e regras da empresa.
  • Não use seu cargo para influenciar seus liderados a votar nesse ou naquele candidato.
  • É bom lembrar que pessoas que ocupam cargos de liderança em uma empresa são muito mais que um CPF. Representam um CNPJ e sua conduta com a equipe também pode revelar o comportamento da própria empresa. Isso se aplica a entrevistas para imprensa e posts nas redes sociais.

Confraria da fala

É um clube exclusivo e reservado aos profissionais que estão e aqueles que estiveram conosco e que desejam seguir se desenvolvendo como comunicadores e, por exemplo, testar suas palestras para um público altamente qualificado. A liderança nesse nível é solitária e ter reuniões bimestrais para poder compartilhar com segurança reflexões que envolvem posicionamento, atitude e comunicação é a proposta da Confraria. Para se inscrever, saber as datas e participar da próxima confraria clique aqui.

Preencha os dados e baixe seu e-book gratuitamente.

Cadastro Confraria da Fala

Confraria da fala

A Confraria da fala tem por objetivo promover encontros com duas horas de duração, confidenciais e fechados para que os profissionais do C-Level possam desenvolver juntos skills relacionados à comunicação para dentro e para fora da empresa. Se você quer levar para sua empresa pode nos enviar um e-mail para confraria@linguagemdireta.com.br que marcamos uma reunião.

Palestras

São módulos curtos que despertam a consciência, incentivam o autoconhecimento e trazem lições importantes para o desenvolvimento pessoal, interação com o outro e o dia a dia da vida na empresa.

On Demand

Cada empresa tem um posicionamento e uma questão a ser tratada. A presença de um fonoaudiólogo estrategista em comunicação e especialista no mercado corporativo atua no equilíbrio entre o que o profissional fala e representa. É um processo que tem o foco no aperfeiçoamento que prepara o profissional respeitando sua autenticidade e a mensagem a ser transmitida. Trata-se de mapear e prevenir riscos e de amplificar oportunidades.

Ações realizadas on demand:

  • Media Trainning
  • Preparação para Porta Voz
  • Oratória para exposição pública
  • Preparação para vídeos, podcasts e mídias sociais

Transição de carreira

A transição de carreira pode ser fora ou dentro da empresa e sempre tem entrevistas. Preparar-se para cada entrevista é importante, pois traz posicionamento correto e visibilidade. É um novo olhar para as potencialidades que cada profissional tem visando transformar este conjunto em comunicação alinhada com o próximo passo na carreira.

Construção e preparação de Elevator Pitch

Elevator Pitch: você tem o seu? Se não tem, deveria. Essa forma de se comunicar, breve e assertiva, requer segurança ao falar. O trabalho envolve atuar com sua voz, seu corpo e com a estruturação do discurso mantendo a essência individual.

Tímidos, introvertidos e reservados

Muitos profissionais acreditam que, por serem tímidos, não podem ter exposição e ascensão na carreira. Se esse é seu caso, saiba que isso não é verdade. Há ferramentas e técnicas que podem te auxiliar a aumentar a visibilidade mantendo sua essência e autenticidade.

Mulheres na liderança

Mansplaining, Gaslighting, Bropriating? Esses e outros termos são muito conhecidos por mulheres que estão na liderança. Existem ferramentas de superação destes vieses que tanto dificultam a ascensão na carreira feminina. Este programa prepara mulheres para a realidade do mercado e o potencial de suas vozes. É uma das grandes especialidades da Linguagem Direta.

Coaching de comunicação, posicionamento e reputação

Comunicação é tudo! Cada profissional tem seu próprio estilo de comunicar-se. Saiba quais são as suas forças e tenha mais ferramentas para alavancar sua carreira. O coaching de comunicação é totalmente customizado, pois autenticidade e transparência são individuais.

Comunicação não violenta

O conflito produtivo ajuda as pessoas a se movimentarem. O conflito mal gerido é um transtorno nocivo ao indivíduo e ao meio em que ele atua. A Comunicação Não Violenta é uma das formas de solucionar divergências, ao mesmo tempo, encontrar um caminho positivo para todos os envolvidos. Aprender quando e como utilizar essa estratégia é o grande diferencial para crescimento profissional e pessoal.

Assessoramento "on the job"

Profissionais do primeiro nível dentro de uma empresa são frequentemente demandados para exposições públicas, eventos, entrevistas, condução de reuniões e feedbacks para o time, entre outros. O assessoramento focado nessa demanda é estratégico, preparando o profissional com assertividade.

Estratégia para todas as audiências

Saber se expressar bem em público é uma habilidade obrigatória para qualquer profissional. É possível estar preparado para discursos e boas práticas de comunicação, bem como para entrevistas e reuniões. Ter o “dom da fala” é construído e todos que querem, conseguem aprender e usar!

Potencial do corpo

O corpo comunica e valoriza a voz e a mensagem. É a forma como as pessoas nos analisam antes mesmo de nos escutarem. Usar mãos, saber abrir a boca e ajustar o olhar compõe uma mensagem mais clara e facilita a realização de discussões construtivas, vendas de ideias, negociações e trabalhos em time, entre outros.

Domínio da voz

A voz é a ferramenta mais importante de comunicação. Definir que tom, qual velocidade de fala e intensidade usar fazem parte da estratégia de sucesso. Compor uma voz que represente o executivo é um ajuste fino e que compõe o posicionamento da marca pessoal.  Além disso, a voz precisa ser saudável e há inúmeras ações que podem e devem ser feitas para ter saúde vocal.

Poder da escuta consciente

Escutar de forma consciente, interpretar, entender os ditos e não ditos durante uma reunião importante ou mesmo no posicionamento público requer certos cuidados. Evitar julgamentos enviesados, treinar a escuta ativa e interpretativa para decidir estratégias e ações visando melhor aproveitamento situacional.

Comunicação a seu favor

A comunicação requer a leitura e a preparação adequada ao contexto em que falamos. Saber qual é seu papel e sua responsabilidade diante de cada situação de comunicação. Os executivos e executivas que desejam se destacar necessariamente precisam ter clareza da mensagem que querem transmitir dentro e fora das empresas.