Liderança ou autoridade: quem está mais próximo do futuro?

Publicado em Administradores.com

Nossas reações são automaticamente impactadas por contrariedades ou por aquilo que a raça humana mais teme: o desconhecido. Algo que ainda não foi experimentado e nos afasta da famosa “zona de conforto”causa um incômodo estranhamento. Abrir as portas para o novo é um convite para atrair a criatividade e a inovação em troca de um controle por vezes excessivo. Isso na vida pessoal e na profissional também.

Ter convicções imutáveis é ser permissivo com o preconceito, atrelado aos vieses que aumentam os obstáculos, muitas vezes até opressores, contra novas ideias ou formas novas de fazer coisas antigas.

Recentemente, estive visitando pela primeira vez o Egito e como se tratava de uma vigem muito planejada, mergulhei na cultura, nas curiosidades, nas regras e nas leis com muita antecedência para conseguir prever ao máximo as experiências que eu teria ao chegar lá.

Logo ao desembarcar percebi como estamos cercados de informações enviesadas, cheias de rótulos e que abastecem mitos e fake news que distorcem a realidade. Achei, por exemplo, que por ser mulher, seria obrigada a usar um véu ou um pano cobrindo a cabeça o tempo todo, e qual não foi minha surpresa que em momento algum isso me fora solicitado.

Achei que teria dificuldades para me comunicar com os guias turísticos locais, e mais uma vez fui surpreendida pela qualidade do atendimento e pela verdadeira imersão de cultura que me proporcionaram.
Bem rápido fui entendendo que demonstrar interesse sobre a cultura de outra pessoa pode ser um ingrediente valioso para encontrar pontos comuns e quebrar a barreira do “diferente”.

Isso me despertou para uma cultura incrível que não havia acessado em nenhuma fonte dos meus estudos. Ao perguntar mais, expandimos nossos conhecimentos e aumentamos nossa cultura, o que ajuda – e muito – também no nosso desenvolvimento profissional.

Essa surpresa com o desconhecido também é possível no mundo corporativo. Para as lideranças, esse é um desafio que resulta em uma soft skill que vem sendo cada vez mais valorizada: a habilidade de aprender coisas novas e de encorajar os times.

O futuro aponta para uma liderança corajosa, que não teme em tentar, em fazer novas experiências, novas escolhas. A tendência de um líder apoiar, selecionar e preferir quem pensa igual a ele é tentadora, mas o fato é que essa atitude exclui, limita as equipes, desengaja, desmotiva os criativos e atrapalha o fluxo da inovação nas empresas. Essa é uma das principais diferenças entre um chefe que realmente cumpre o papel de líder e outro que opta por uma gestão mais autoritária.

O líder precisa ter a mente e os ouvidos abertos para novas ideias que ajudam a quebrar rótulos desgastados de gestão e colaboram com o desenvolvimento da cultura de diversidade nos times. Ele não deve querer impor a sua cultura em detrimento da cultura dos liderados. Isso vai ficar para trás.

Esse líder do futuro está muito mais focado em destinar um tempo para o momento criativo da equipe e promover diálogos internos, tão importantes para incentivar a reflexão das pessoas quanto para entender quais são as possibilidades do líder a partir das ideias que surgem nesse ambiente.

Diante de tantos discursos e ações que visam a promoção da equidade e inclusão da diversidade nas empresas, quantos líderes estão, de fato, pensando, agindo e dando oportunidade para o diferente? Quantos estão respondendo mais “sim” do que “não” para encorajar suas equipes para o desconhecido? Certamente, esses já estão praticando a liderança do futuro!

Confraria da fala

É um clube exclusivo e reservado aos profissionais que estão e aqueles que estiveram conosco e que desejam seguir se desenvolvendo como comunicadores e, por exemplo, testar suas palestras para um público altamente qualificado. A liderança nesse nível é solitária e ter reuniões bimestrais para poder compartilhar com segurança reflexões que envolvem posicionamento, atitude e comunicação é a proposta da Confraria. Para se inscrever, saber as datas e participar da próxima confraria clique aqui.

Preencha os dados e baixe seu e-book gratuitamente.

Cadastro Confraria da Fala

Confraria da fala

A Confraria da fala tem por objetivo promover encontros com duas horas de duração, confidenciais e fechados para que os profissionais do C-Level possam desenvolver juntos skills relacionados à comunicação para dentro e para fora da empresa. Se você quer levar para sua empresa pode nos enviar um e-mail para confraria@linguagemdireta.com.br que marcamos uma reunião.

Palestras

São módulos curtos que despertam a consciência, incentivam o autoconhecimento e trazem lições importantes para o desenvolvimento pessoal, interação com o outro e o dia a dia da vida na empresa.

On Demand

Cada empresa tem um posicionamento e uma questão a ser tratada. A presença de um fonoaudiólogo estrategista em comunicação e especialista no mercado corporativo atua no equilíbrio entre o que o profissional fala e representa. É um processo que tem o foco no aperfeiçoamento que prepara o profissional respeitando sua autenticidade e a mensagem a ser transmitida. Trata-se de mapear e prevenir riscos e de amplificar oportunidades.

Ações realizadas on demand:

  • Media Trainning
  • Preparação para Porta Voz
  • Oratória para exposição pública
  • Preparação para vídeos, podcasts e mídias sociais

Transição de carreira

A transição de carreira pode ser fora ou dentro da empresa e sempre tem entrevistas. Preparar-se para cada entrevista é importante, pois traz posicionamento correto e visibilidade. É um novo olhar para as potencialidades que cada profissional tem visando transformar este conjunto em comunicação alinhada com o próximo passo na carreira.

Construção e preparação de Elevator Pitch

Elevator Pitch: você tem o seu? Se não tem, deveria. Essa forma de se comunicar, breve e assertiva, requer segurança ao falar. O trabalho envolve atuar com sua voz, seu corpo e com a estruturação do discurso mantendo a essência individual.

Tímidos, introvertidos e reservados

Muitos profissionais acreditam que, por serem tímidos, não podem ter exposição e ascensão na carreira. Se esse é seu caso, saiba que isso não é verdade. Há ferramentas e técnicas que podem te auxiliar a aumentar a visibilidade mantendo sua essência e autenticidade.

Mulheres na liderança

Mansplaining, Gaslighting, Bropriating? Esses e outros termos são muito conhecidos por mulheres que estão na liderança. Existem ferramentas de superação destes vieses que tanto dificultam a ascensão na carreira feminina. Este programa prepara mulheres para a realidade do mercado e o potencial de suas vozes. É uma das grandes especialidades da Linguagem Direta.

Coaching de comunicação, posicionamento e reputação

Comunicação é tudo! Cada profissional tem seu próprio estilo de comunicar-se. Saiba quais são as suas forças e tenha mais ferramentas para alavancar sua carreira. O coaching de comunicação é totalmente customizado, pois autenticidade e transparência são individuais.

Comunicação não violenta

O conflito produtivo ajuda as pessoas a se movimentarem. O conflito mal gerido é um transtorno nocivo ao indivíduo e ao meio em que ele atua. A Comunicação Não Violenta é uma das formas de solucionar divergências, ao mesmo tempo, encontrar um caminho positivo para todos os envolvidos. Aprender quando e como utilizar essa estratégia é o grande diferencial para crescimento profissional e pessoal.

Assessoramento "on the job"

Profissionais do primeiro nível dentro de uma empresa são frequentemente demandados para exposições públicas, eventos, entrevistas, condução de reuniões e feedbacks para o time, entre outros. O assessoramento focado nessa demanda é estratégico, preparando o profissional com assertividade.

Estratégia para todas as audiências

Saber se expressar bem em público é uma habilidade obrigatória para qualquer profissional. É possível estar preparado para discursos e boas práticas de comunicação, bem como para entrevistas e reuniões. Ter o “dom da fala” é construído e todos que querem, conseguem aprender e usar!

Potencial do corpo

O corpo comunica e valoriza a voz e a mensagem. É a forma como as pessoas nos analisam antes mesmo de nos escutarem. Usar mãos, saber abrir a boca e ajustar o olhar compõe uma mensagem mais clara e facilita a realização de discussões construtivas, vendas de ideias, negociações e trabalhos em time, entre outros.

Domínio da voz

A voz é a ferramenta mais importante de comunicação. Definir que tom, qual velocidade de fala e intensidade usar fazem parte da estratégia de sucesso. Compor uma voz que represente o executivo é um ajuste fino e que compõe o posicionamento da marca pessoal.  Além disso, a voz precisa ser saudável e há inúmeras ações que podem e devem ser feitas para ter saúde vocal.

Poder da escuta consciente

Escutar de forma consciente, interpretar, entender os ditos e não ditos durante uma reunião importante ou mesmo no posicionamento público requer certos cuidados. Evitar julgamentos enviesados, treinar a escuta ativa e interpretativa para decidir estratégias e ações visando melhor aproveitamento situacional.

Comunicação a seu favor

A comunicação requer a leitura e a preparação adequada ao contexto em que falamos. Saber qual é seu papel e sua responsabilidade diante de cada situação de comunicação. Os executivos e executivas que desejam se destacar necessariamente precisam ter clareza da mensagem que querem transmitir dentro e fora das empresas.