A importância de humanizar a comunicação no figital

Publicado em E-commerce Brasil.

Ser uma boa experiência para o cliente é o grande desafio das empresas que atuam no figital, que integra o meio digital com o físico, e a comunicação pode ser uma das principais ferramentas para alcançar o maior desejo do cliente hoje: estar no centro das atenções.

Para chegar nesse topo, investir no engajamento digital dos clientes pode gerar um aumento médio de receita das empresas de até 70% no mundo e de até 95% no Brasil, segundo os dados divulgados no Relatório do Engajamento do Cliente publicado pela Twilio.

Personalizar é a palavra-chave

Personalizar é a palavra-chave dessa relação. A mesma pesquisa indica que nove em cada dez empresas B2C no Brasil e no México apontam esse como um passo “extremamente” ou “muito” importante para a estratégia de engajamento do cliente.

As estratégias de comunicação no meio figital, impreterivelmente, devem entender o que quer esse consumidor, estabelecer uma comunicação humanizada na qual ele possa se sentir prestigiado. Entender como isso funciona é fundamental para estabelecer novas estratégias e direcionar as ações da empresa.

Coerência na comunicação

A coerência ao se comunicar é um grande trunfo para ajudar o cliente a entender que, em qualquer canal que ele escolha ser atendido pela empresa, as regras dessa relação serão sempre as mesmas.

Ao escolher ser figital, a empresa precisa estabelecer os caminhos de comunicação que transmitam sua cultura, seus valores e propósitos e, principalmente, entender o perfil do seu cliente. Estar alinhado com o que espera esse consumidor é fundamental para traçar suas estratégias e ajudar a direcionar as próximas ações da empresa. Hoje, essa troca de informações é obrigatória e estratégica para os negócios.

Do atendimento na loja física ao chatbot, a empresa precisa ter o mesmo tom de comunicação, a mesma ‘voz’, o mesmo discurso. Essa ‘voz’ precisa trazer ao cliente a mesma entonação em todos os meios, e isso ajuda a compor a imagem da marca e sua identidade, transmitindo a mesma mensagem. Por exemplo, a empresa que tem foco de atuação em diversidade precisa mostrar essa diversidade em seus canais de atendimento físicos e digitais.

Para manter essa fluidez, é preciso que todo o processo seja previamente planejado. Desde a seleção de colaboradores até o mais alto escalão, o discurso precisa necessariamente combinar com a prática e deve estar intrínseco na cultura da empresa.

Fuja da padronização

Longe de buscar uma comunicação padronizada, porque isso seria impossível em meios tão diferentes, o foco deve estar sempre em uma comunicação combinada. Aquela que entende e sabe com que perfil de cliente está conectada. Isso torna a empresa mais humanizada e receptiva, o que tem sido determinante para atrair e fidelizar seu público.

Cada um tem sua preferência para se relacionar com as empresas e ter esse leque de opções funcionando em sintonia é fundamental. Seja via WhatsApp, site, telefone ou presencial, a tecnologia que abarca todo o processo de comunicação por todos os canais deve ser eficaz e facilitar de fato a vida do cliente, o que favorece a conexão entre os seres humanos. Humanizar as relações é uma estratégia necessária para atuar no figital. Isso porque estamos na ‘era do ser humano’, em que invertemos a comunicação para que o robô cada vez mais se aproxime do humano, e não o contrário.

O desafio dos CIOs e das lideranças que estão à frente dessas transformações é cada vez mais engajar suas equipes para atuar em todos os meios de forma eficaz, com os objetivos de estreitar essa conexão entre a máquina e o homem em busca dos melhores resultados para todos os elos dessa cadeia. Porque o que o cliente deseja é viver uma boa experiência, ser ouvido e ter suas demandas atendidas de forma plena.

Confraria da fala

É um clube exclusivo e reservado aos profissionais que estão e aqueles que estiveram conosco e que desejam seguir se desenvolvendo como comunicadores e, por exemplo, testar suas palestras para um público altamente qualificado. A liderança nesse nível é solitária e ter reuniões bimestrais para poder compartilhar com segurança reflexões que envolvem posicionamento, atitude e comunicação é a proposta da Confraria. Para se inscrever, saber as datas e participar da próxima confraria clique aqui.

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Cadastro Confraria da Fala

Confraria da fala

A Confraria da fala tem por objetivo promover encontros com duas horas de duração, confidenciais e fechados para que os profissionais do C-Level possam desenvolver juntos skills relacionados à comunicação para dentro e para fora da empresa. Se você quer levar para sua empresa pode nos enviar um e-mail para confraria@linguagemdireta.com.br que marcamos uma reunião.

Palestras

São módulos curtos que despertam a consciência, incentivam o autoconhecimento e trazem lições importantes para o desenvolvimento pessoal, interação com o outro e o dia a dia da vida na empresa.

On Demand

Cada empresa tem um posicionamento e uma questão a ser tratada. A presença de um fonoaudiólogo estrategista em comunicação e especialista no mercado corporativo atua no equilíbrio entre o que o profissional fala e representa. É um processo que tem o foco no aperfeiçoamento que prepara o profissional respeitando sua autenticidade e a mensagem a ser transmitida. Trata-se de mapear e prevenir riscos e de amplificar oportunidades.

Ações realizadas on demand:

  • Media Trainning
  • Preparação para Porta Voz
  • Oratória para exposição pública
  • Preparação para vídeos, podcasts e mídias sociais

Transição de carreira

A transição de carreira pode ser fora ou dentro da empresa e sempre tem entrevistas. Preparar-se para cada entrevista é importante, pois traz posicionamento correto e visibilidade. É um novo olhar para as potencialidades que cada profissional tem visando transformar este conjunto em comunicação alinhada com o próximo passo na carreira.

Construção e preparação de Elevator Pitch

Elevator Pitch: você tem o seu? Se não tem, deveria. Essa forma de se comunicar, breve e assertiva, requer segurança ao falar. O trabalho envolve atuar com sua voz, seu corpo e com a estruturação do discurso mantendo a essência individual.

Tímidos, introvertidos e reservados

Muitos profissionais acreditam que, por serem tímidos, não podem ter exposição e ascensão na carreira. Se esse é seu caso, saiba que isso não é verdade. Há ferramentas e técnicas que podem te auxiliar a aumentar a visibilidade mantendo sua essência e autenticidade.

Mulheres na liderança

Mansplaining, Gaslighting, Bropriating? Esses e outros termos são muito conhecidos por mulheres que estão na liderança. Existem ferramentas de superação destes vieses que tanto dificultam a ascensão na carreira feminina. Este programa prepara mulheres para a realidade do mercado e o potencial de suas vozes. É uma das grandes especialidades da Linguagem Direta.

Coaching de comunicação, posicionamento e reputação

Comunicação é tudo! Cada profissional tem seu próprio estilo de comunicar-se. Saiba quais são as suas forças e tenha mais ferramentas para alavancar sua carreira. O coaching de comunicação é totalmente customizado, pois autenticidade e transparência são individuais.

Comunicação não violenta

O conflito produtivo ajuda as pessoas a se movimentarem. O conflito mal gerido é um transtorno nocivo ao indivíduo e ao meio em que ele atua. A Comunicação Não Violenta é uma das formas de solucionar divergências, ao mesmo tempo, encontrar um caminho positivo para todos os envolvidos. Aprender quando e como utilizar essa estratégia é o grande diferencial para crescimento profissional e pessoal.

Assessoramento "on the job"

Profissionais do primeiro nível dentro de uma empresa são frequentemente demandados para exposições públicas, eventos, entrevistas, condução de reuniões e feedbacks para o time, entre outros. O assessoramento focado nessa demanda é estratégico, preparando o profissional com assertividade.

Estratégia para todas as audiências

Saber se expressar bem em público é uma habilidade obrigatória para qualquer profissional. É possível estar preparado para discursos e boas práticas de comunicação, bem como para entrevistas e reuniões. Ter o “dom da fala” é construído e todos que querem, conseguem aprender e usar!

Potencial do corpo

O corpo comunica e valoriza a voz e a mensagem. É a forma como as pessoas nos analisam antes mesmo de nos escutarem. Usar mãos, saber abrir a boca e ajustar o olhar compõe uma mensagem mais clara e facilita a realização de discussões construtivas, vendas de ideias, negociações e trabalhos em time, entre outros.

Domínio da voz

A voz é a ferramenta mais importante de comunicação. Definir que tom, qual velocidade de fala e intensidade usar fazem parte da estratégia de sucesso. Compor uma voz que represente o executivo é um ajuste fino e que compõe o posicionamento da marca pessoal.  Além disso, a voz precisa ser saudável e há inúmeras ações que podem e devem ser feitas para ter saúde vocal.

Poder da escuta consciente

Escutar de forma consciente, interpretar, entender os ditos e não ditos durante uma reunião importante ou mesmo no posicionamento público requer certos cuidados. Evitar julgamentos enviesados, treinar a escuta ativa e interpretativa para decidir estratégias e ações visando melhor aproveitamento situacional.

Comunicação a seu favor

A comunicação requer a leitura e a preparação adequada ao contexto em que falamos. Saber qual é seu papel e sua responsabilidade diante de cada situação de comunicação. Os executivos e executivas que desejam se destacar necessariamente precisam ter clareza da mensagem que querem transmitir dentro e fora das empresas.