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Semana passada um cliente, que venho preparando para assumir a presidência da empresa onde trabalha, me perguntou sobre como ele poderia garantir a atenção do seu time enquanto ele falava. Mais do que isso, ele também queria saber sobre como fazer isso durante a apresentação que faria essa semana num grande evento.
Ele sabia que era importante que a mensagem chegasse inteira e que fosse compreendida pelos dois públicos para o qual falaria. Também sabia que não dá para garantir a atenção da plateia.
Uma das estratégias que venho orientando está relacionada ao uso da voz e dos gestos. Aliás você já me leu aqui sobre esse tema em posts anteriores.
A novidade é que em pesquisas que fiz sobre o que já existe cientificamente comprovado sobre esse ponto encontrei:
- Tenha uma estratégia de apresentação das ideias clara e direcionada ao público-alvo;
- Silencie sua voz interna (aquela que só nos apresenta os medos);
- Seu ouvinte é capaz de captar 400 palavras por minuto, mas você só fala algo em torno de 120.
E agora uma surpresa até para mim, que estou há mais de 30 anos nesse mercado: segundo pesquisadores da St. George’s University de Grenada, profissionais que aparentam ter mais saúde e boa forma física conseguem mais atenção do que os demais quando falam em público. Ainda não houve pesquisa cruzando essa informação com gênero ou etnia, por exemplo, mas estou atenta. Assim que encontrar algo, compartilho aqui!